REPERCUSSÕES DA HIPOTERMIA NO PERÍODO INTRAOPERATÓRIO: REVISÃO INTEGRATIVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O intraoperatório consiste no período de tempo que envolve o ato cirúrgico, onde há alta prevalência de hipotermia, uma vez que o indivíduo se encontra exposto e com alterações de sua homeostase, devido a fatores como a duração do procedimento e o tipo de anestesia, sendo de suma importância a compreensão de suas repercussões, a fim de conhecê-las, bem como mitigá-las. OBJETIVO: Analisar as principais repercussões da hipotermia no período intraoperatório. MÉTODOS: Revisão integrativa, realizada através das bases MEDLINE via PubMed, LILACS, BDENF e Web of Science, em julho de 2022, por meio dos DeCS: “Hipotermia”, “Período Intraoperatório" e “Risco", bem como seus respectivos termos no MeSH conforme cada base de dados. Foram incluídos artigos de pesquisa originais, disponíveis na íntegra, de forma online e sem delimitação de tempo de publicação. Foram excluídos artigos duplicados, debates, resenhas, editoriais, resumos ou artigos publicados em anais de eventos, e que não contemplavam o objetivo proposto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram encontrados 22 estudos, dos quais 8 foram elegíveis, os quais elucidaram que a hipotermia no período intraoperatório proporciona riscos de infecção, maior tempo de internação, risco de choque, bem como arritmias, o que representa uma ameaça à vida do paciente. CONCLUSÃO: A hipotermia no intraoperatório contribui para piores resultados dos procedimentos cirúrgicos, sendo relevante a sua monitorização e acompanhamento pela equipe de enfermagem com vistas à promoção da segurança do paciente.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
ALMEIDA, T. E. F. A., et al. Caracterização clínica e mapeamento cruzado das intervenções de enfermagem para hipotermia no período intraoperatório. Texto contexto - enfermagem, v. 30, 2021.
BERNARDIS, R. C. G., et al. Uso da manta térmica na prevenção da hipotermia intraoperatória. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 55, n. 4, 2009.
CALVO VECINO, J. M., et al. Orientação de prática clínica: hipotermia perioperatória não intencional. Revista Espanhola de Anestesiologia e Reanimação, v. 65, n. 10, p. 564-588, 2018.
DANCZUK, R. F. T., et al. Métodos de aquecimento na prevenção da hipotermia no intraoperatório de cirurgia abdominal eletiva. Esc. Anna Nery, v. 19, n. 4, 2015.
HORN, E., et al. Aquecimento antes e depois do bloqueio peridural antes da anestesia geral para cirurgia abdominal grave previne hipotermia perioperatória. Jornal Europeu de Anestesiologia, v. 33, n. 5, p. 334-340, 2016.
POVEDA, V. B., GALVÃO, C. M. Hipotermia no período intraoperatório: é possível evitá-la? Rev. esc. enferm. USP, v. 45, n. 2, 2011.
POVEDA, V. B.; GALVÃO, C. M.; SANTOS, C. B. Fatores associados ao desenvolvimento da hipotermia no período intraoperatório. Rev. Latino-Am. Enferm. v. 17, n. 2, 2009.