REPERCUSSÕES DA HIPOTERMIA NO PERÍODO INTRAOPERATÓRIO: REVISÃO INTEGRATIVA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: O intraoperatório consiste no período de tempo que envolve o ato cirúrgico, onde há alta prevalência de hipotermia, uma vez que o indivíduo se encontra exposto e com alterações de sua homeostase, devido a fatores como a duração do procedimento e o tipo de anestesia, sendo de suma importância a compreensão de suas repercussões, a fim de conhecê-las, bem como mitigá-las. OBJETIVO: Analisar as principais repercussões da hipotermia no período intraoperatório. MÉTODOS: Revisão integrativa, realizada através das bases MEDLINE via PubMed, LILACS, BDENF e Web of Science, em julho de 2022, por meio dos DeCS: “Hipotermia”, “Período Intraoperatório" e “Risco", bem como seus respectivos termos no MeSH conforme cada base de dados. Foram incluídos artigos de pesquisa originais, disponíveis na íntegra, de forma online e sem delimitação de tempo de publicação. Foram excluídos artigos duplicados, debates, resenhas, editoriais, resumos ou artigos publicados em anais de eventos, e que não contemplavam o objetivo proposto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram encontrados 22 estudos, dos quais 8 foram elegíveis, os quais elucidaram que a hipotermia no período intraoperatório proporciona riscos de infecção, maior tempo de internação, risco de choque, bem como arritmias, o que representa uma ameaça à vida do paciente. CONCLUSÃO: A hipotermia no intraoperatório contribui para piores resultados dos procedimentos cirúrgicos, sendo relevante a sua monitorização e acompanhamento pela equipe de enfermagem com vistas à promoção da segurança do paciente.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ALMEIDA, T. E. F. A., et al. Caracterização clínica e mapeamento cruzado das intervenções de enfermagem para hipotermia no período intraoperatório. Texto contexto - enfermagem, v. 30, 2021.
BERNARDIS, R. C. G., et al. Uso da manta térmica na prevenção da hipotermia intraoperatória. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 55, n. 4, 2009.
CALVO VECINO, J. M., et al. Orientação de prática clínica: hipotermia perioperatória não intencional. Revista Espanhola de Anestesiologia e Reanimação, v. 65, n. 10, p. 564-588, 2018.
DANCZUK, R. F. T., et al. Métodos de aquecimento na prevenção da hipotermia no intraoperatório de cirurgia abdominal eletiva. Esc. Anna Nery, v. 19, n. 4, 2015.
HORN, E., et al. Aquecimento antes e depois do bloqueio peridural antes da anestesia geral para cirurgia abdominal grave previne hipotermia perioperatória. Jornal Europeu de Anestesiologia, v. 33, n. 5, p. 334-340, 2016.
POVEDA, V. B., GALVÃO, C. M. Hipotermia no período intraoperatório: é possível evitá-la? Rev. esc. enferm. USP, v. 45, n. 2, 2011.
POVEDA, V. B.; GALVÃO, C. M.; SANTOS, C. B. Fatores associados ao desenvolvimento da hipotermia no período intraoperatório. Rev. Latino-Am. Enferm. v. 17, n. 2, 2009.