POST EM FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO SISTEMA DE SAÚDE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: Desde o ano de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida e tem evidenciado suas particularidades linguísticas, que devem ser aprendidas para uma melhor comunicação. Diversas pesquisas evidenciam que o surdo possui grandes dificuldades em relação ao uso dos serviços de saúde, caracterizadas, principalmente, pela barreira comunicacional. OBJETIVO: Relatar sobre a produção e publicação de um post interativo no estilo história em quadrinhos, sobre a importância da Libras no sistema de saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre a criação de um post ilustrativo no formato de História em Quadrinhos (HQ). A confecção da HQ se deu em 5 (cinco) etapas: I – Identificação do tema ou Seleção da temática; II - Busca na literatura; III - Construção do roteiro; IV - Produção do post como uma HQ; V - Publicação e divulgação. RESULTADOS: O post possui 10 lâminas e aborda questões de historicidade dos surdos na sociedade; a importância do conhecimento da língua de sinais, nos serviços à saúde, para o aumento da qualidade da assistência prestada, as especificidades da língua de acordo com as regiões e os preceitos legais envolvidos. Como o post foi feito inspirado na plataforma Netflix, elaborou-se uma lista de filmes e séries para entretenimento do público, baseada em histórias de pessoas surdas para chamar atenção ao tema, e despertar a curiosidade do público para que busquem mais informação. O post alcançou até o presente momento, 35 curtidas, 8 comentários, 5 compartilhamentos e 2 salvamentos, e alcançou 215 contas no Instagram do projeto. CONCLUSÃO: O desenvolvimento da HQ como um post interativo é uma estratégia útil, dado o problema de acesso da população surda aos serviços de saúde.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
ARAGÃO, J. S. et al. Access and communication of deaf adults: a voice silenced in health services. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v. 6, n. 1, p. 1-7, 2014.
CUNHA, R. P. S.; PEREIRA, M. C.; DE OLIVEIRA, M. L. C. Enfermagem e os cuidados com pacientes surdos no âmbito hospitalar. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 8, n. 3, p. 367-377, 2019.
DUARTE, S. B. R. et al. Validation of the WHOQOL-Bref instrument in Brazilian sign language (Libras). Quality of Life Research, v. 30, n. 1, p. 303-313, 2021.
GALINDO NETO, N. M. et al. Information about COVID-19 for deaf people: an analysis of You-tube videos in Brazilian sign language. Revista brasileira de enfermagem, v. 74, 2021.
GOMES, L. F. et al. Conhecimento de Libras pelos médicos do Distrito Federal e atendimento ao paciente surdo. Revista brasileira de educação médica, v. 41, p. 390-396, 2017.
LEVINO, D. A. et al. Libras na graduação médica: o despertar para uma nova língua. Revista Bra-sileira de Educação Médica, v. 37, p. 291-297, 2013.
MAZZU-NASCIMENTO, T. et al. Fragilidade na formação dos profissionais de saúde quanto à Língua Brasileira de Sinais: reflexo na atenção à saúde dos surdos. Audiology-Communication Research, v. 25, 2020.
MORAES, R. C. B.; DE ARAÚJO, G. C. Produção científica sobre história em quadrinhos na Sci-elo (1997-2020): o que dizem as pesquisas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 4, p. e46763-e46763, 2022.
SILVA, N. A. de A., et al. A perspectiva do surdo enquanto paciente no atendimento à saúde. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2020.
SOUZA, M. F. N. S. et al. Principais dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa de literatura. Revista CEFAC, v. 19, p. 395-405, 2017.
WHO. Acesso em: 08/09/2022. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss