POST EM FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO SISTEMA DE SAÚDE
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: Desde o ano de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida e tem evidenciado suas particularidades linguísticas, que devem ser aprendidas para uma melhor comunicação. Diversas pesquisas evidenciam que o surdo possui grandes dificuldades em relação ao uso dos serviços de saúde, caracterizadas, principalmente, pela barreira comunicacional. OBJETIVO: Relatar sobre a produção e publicação de um post interativo no estilo história em quadrinhos, sobre a importância da Libras no sistema de saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre a criação de um post ilustrativo no formato de História em Quadrinhos (HQ). A confecção da HQ se deu em 5 (cinco) etapas: I – Identificação do tema ou Seleção da temática; II - Busca na literatura; III - Construção do roteiro; IV - Produção do post como uma HQ; V - Publicação e divulgação. RESULTADOS: O post possui 10 lâminas e aborda questões de historicidade dos surdos na sociedade; a importância do conhecimento da língua de sinais, nos serviços à saúde, para o aumento da qualidade da assistência prestada, as especificidades da língua de acordo com as regiões e os preceitos legais envolvidos. Como o post foi feito inspirado na plataforma Netflix, elaborou-se uma lista de filmes e séries para entretenimento do público, baseada em histórias de pessoas surdas para chamar atenção ao tema, e despertar a curiosidade do público para que busquem mais informação. O post alcançou até o presente momento, 35 curtidas, 8 comentários, 5 compartilhamentos e 2 salvamentos, e alcançou 215 contas no Instagram do projeto. CONCLUSÃO: O desenvolvimento da HQ como um post interativo é uma estratégia útil, dado o problema de acesso da população surda aos serviços de saúde.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ARAGÃO, J. S. et al. Access and communication of deaf adults: a voice silenced in health services. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v. 6, n. 1, p. 1-7, 2014.
CUNHA, R. P. S.; PEREIRA, M. C.; DE OLIVEIRA, M. L. C. Enfermagem e os cuidados com pacientes surdos no âmbito hospitalar. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 8, n. 3, p. 367-377, 2019.
DUARTE, S. B. R. et al. Validation of the WHOQOL-Bref instrument in Brazilian sign language (Libras). Quality of Life Research, v. 30, n. 1, p. 303-313, 2021.
GALINDO NETO, N. M. et al. Information about COVID-19 for deaf people: an analysis of You-tube videos in Brazilian sign language. Revista brasileira de enfermagem, v. 74, 2021.
GOMES, L. F. et al. Conhecimento de Libras pelos médicos do Distrito Federal e atendimento ao paciente surdo. Revista brasileira de educação médica, v. 41, p. 390-396, 2017.
LEVINO, D. A. et al. Libras na graduação médica: o despertar para uma nova língua. Revista Bra-sileira de Educação Médica, v. 37, p. 291-297, 2013.
MAZZU-NASCIMENTO, T. et al. Fragilidade na formação dos profissionais de saúde quanto à Língua Brasileira de Sinais: reflexo na atenção à saúde dos surdos. Audiology-Communication Research, v. 25, 2020.
MORAES, R. C. B.; DE ARAÚJO, G. C. Produção científica sobre história em quadrinhos na Sci-elo (1997-2020): o que dizem as pesquisas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 4, p. e46763-e46763, 2022.
SILVA, N. A. de A., et al. A perspectiva do surdo enquanto paciente no atendimento à saúde. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2020.
SOUZA, M. F. N. S. et al. Principais dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa de literatura. Revista CEFAC, v. 19, p. 395-405, 2017.
WHO. Acesso em: 08/09/2022. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss