NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE VACINAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Marília Pereira da Silva
Cristiene Neta de Sá Araújo
Keyla Cristina Nogueira Durans
Clarice Borges Carvalho
Francisco Marcos Silva do Vale
Amanda Namíbia Pereira Pasklan

Resumo

INTRODUÇÃO: A vacinação é considerada uma das mais relevantes e seguras intervenções em saúde pública no Brasil, havendo atualmente, nesse período de pandemia, grande visibilidade por parte da população. Configura-se como o principal meio de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças imunopreveníveis, e mecanismo de menor custo e maior efetividade. OBJETIVO: Investigar o nível de conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem e Medicina sobre vacinação. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, transversal, realizado com os acadêmicos do curso de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública. Os dados foram obtidos através de questionários com perguntas relacionadas ao tema vacinação, e posteriormente trabalhados no programa estatístico Stata16. Participaram desta pesquisa 113 estudantes do total de 549 alunos matriculados. RESULTADOS: Levando-se em consideração a variável nível de conhecimento dos acadêmicos do curso de Enfermagem e Medicina sobre vacinação, estes se destacaram de maneira negativa, visto que, em ambos os cursos, a porcentagem dos que apresentaram baixo nível de conhecimento correspondeu a mais da metade. O percentual dos estudantes que possuíram alto conhecimento correspondeu a 5,3% dos acadêmicos do curso de Enfermagem e 13,5% no curso de Medicina. DISCUSSÃO: Estudos demonstram que, para a formação com um adequado conhecimento técnico e especializado, é necessário que haja a reformulação dos documentos norteadores para a formação acadêmica (VIEIRA et al., 2021; OLIVEIRA et al., 2021; MEIRELES; FERNANDES; SILVA, 2019). Dessa forma, entende-se que o baixo conhecimento dos acadêmicos desse estudo tenha relação com a desatualização das diretrizes curriculares nacionais (DCN) de ambos os cursos, havendo maior déficit de revisão nas DCN do curso de Enfermagem (FERNANDES; REBOUÇAS, 2013). CONCLUSÃO: Tal estudo possibilita um melhor mapeamento acerca do conhecimento dos acadêmicos da saúde no que concerne a temática imunização, o qual possibilitará identificar e corrigir lacunas durante o processo de formação desses profissionais.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, M. P., Araújo, C. N. de S., Durans, K. C. N., Carvalho, C. B., do Vale, F. M. S., & Pasklan, A. N. P. (2022). NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE VACINAÇÃO. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 668–674. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.668-674
Seção
Pôster Simples
Biografia do Autor

Marília Pereira da Silva, Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Cristiene Neta de Sá Araújo, Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Keyla Cristina Nogueira Durans, Pós-graduanda em Epidemiologia e Serviços de Saúde pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante - UNIFAVENI

Pós-graduanda em Epidemiologia e Serviços de Saúde pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante - UNIFAVENI

Clarice Borges Carvalho, Graduan-da em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Graduan-da em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Francisco Marcos Silva do Vale, Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Amanda Namíbia Pereira Pasklan, Doutora em Saúde Coletiva pela Univer-sidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutora em Saúde Coletiva pela Univer-sidade Federal do Maranhão – UFMA

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao. Acesso em 12 ago. 2021.

________. Doenças preveníveis por meio da vacinação. Biblioteca virtual em saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, [2020]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doencas-preveniveis-por-meio-da-vacinacao/. Acesso em: 22 ago. 2022.

________. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Ministério da Educação, [2001]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_CNE_CES_3_2001Diretrizes_Nacionais_Curso_Graduacao_Enfermagem.pdf. Acesso em: 19 abr. 2022.

FERNANDES, Josicelia Dumêt; REBOUÇAS, Lyra Calhau. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 95-101, 2013.

MAIA, Maria de Lourdes Sousa et al. Pesquisa clínica para o Programa Nacional de Imunizações. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, supl. 2, p. 1-9, 2020.

MEIRELES, Maria Alexandra de Carvalho; FERNANDES, Cássia do Carmo Pires; SILVA, Lorena Souza. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação médica: expectativas dos discentes do primeiro ano do curso de medicina de uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, p. 67-78, 2019.

OLIVEIRA, Carlos Alberto de et al. Encuentros y desencuentros entre proyectos pedagógicos de cursos de Medicina y Directrices Curriculares Nacionales: percepciones de profesores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021.

REZENDE, Valter Luiz Moreira de et al. Análise documental do projeto pedagógico de um curso de Medicina e do ensino na Atenção Primária à Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019.

SILVA JÚNIOR, Manoelito Ferreira et al. Conhecimento dos acadêmicos de odontologia da Ufes sobre a necessidade de imunização. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, v. 15, n. 4, 2013.

SILVEIRA, Luana Arcoverde de Castro; TORRES, Natália França; CARVALHO, Carlos Gilvan Nunes de. Knowledge of medical students from a institution in Teresina facing immunization. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e57111240603, 2022.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VIEIRA, Maria Aparecida et al. National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges. Revista pesquisa: cuidado é fundamental Online [Internet], v.12, p. 1099–1104, 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)