NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE VACINAÇÃO
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A vacinação é considerada uma das mais relevantes e seguras intervenções em saúde pública no Brasil, havendo atualmente, nesse período de pandemia, grande visibilidade por parte da população. Configura-se como o principal meio de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças imunopreveníveis, e mecanismo de menor custo e maior efetividade. OBJETIVO: Investigar o nível de conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem e Medicina sobre vacinação. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, transversal, realizado com os acadêmicos do curso de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública. Os dados foram obtidos através de questionários com perguntas relacionadas ao tema vacinação, e posteriormente trabalhados no programa estatístico Stata16. Participaram desta pesquisa 113 estudantes do total de 549 alunos matriculados. RESULTADOS: Levando-se em consideração a variável nível de conhecimento dos acadêmicos do curso de Enfermagem e Medicina sobre vacinação, estes se destacaram de maneira negativa, visto que, em ambos os cursos, a porcentagem dos que apresentaram baixo nível de conhecimento correspondeu a mais da metade. O percentual dos estudantes que possuíram alto conhecimento correspondeu a 5,3% dos acadêmicos do curso de Enfermagem e 13,5% no curso de Medicina. DISCUSSÃO: Estudos demonstram que, para a formação com um adequado conhecimento técnico e especializado, é necessário que haja a reformulação dos documentos norteadores para a formação acadêmica (VIEIRA et al., 2021; OLIVEIRA et al., 2021; MEIRELES; FERNANDES; SILVA, 2019). Dessa forma, entende-se que o baixo conhecimento dos acadêmicos desse estudo tenha relação com a desatualização das diretrizes curriculares nacionais (DCN) de ambos os cursos, havendo maior déficit de revisão nas DCN do curso de Enfermagem (FERNANDES; REBOUÇAS, 2013). CONCLUSÃO: Tal estudo possibilita um melhor mapeamento acerca do conhecimento dos acadêmicos da saúde no que concerne a temática imunização, o qual possibilitará identificar e corrigir lacunas durante o processo de formação desses profissionais.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao. Acesso em 12 ago. 2021.
________. Doenças preveníveis por meio da vacinação. Biblioteca virtual em saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, [2020]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doencas-preveniveis-por-meio-da-vacinacao/. Acesso em: 22 ago. 2022.
________. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Ministério da Educação, [2001]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_CNE_CES_3_2001Diretrizes_Nacionais_Curso_Graduacao_Enfermagem.pdf. Acesso em: 19 abr. 2022.
FERNANDES, Josicelia Dumêt; REBOUÇAS, Lyra Calhau. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 95-101, 2013.
MAIA, Maria de Lourdes Sousa et al. Pesquisa clínica para o Programa Nacional de Imunizações. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, supl. 2, p. 1-9, 2020.
MEIRELES, Maria Alexandra de Carvalho; FERNANDES, Cássia do Carmo Pires; SILVA, Lorena Souza. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação médica: expectativas dos discentes do primeiro ano do curso de medicina de uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, p. 67-78, 2019.
OLIVEIRA, Carlos Alberto de et al. Encuentros y desencuentros entre proyectos pedagógicos de cursos de Medicina y Directrices Curriculares Nacionales: percepciones de profesores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021.
REZENDE, Valter Luiz Moreira de et al. Análise documental do projeto pedagógico de um curso de Medicina e do ensino na Atenção Primária à Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019.
SILVA JÚNIOR, Manoelito Ferreira et al. Conhecimento dos acadêmicos de odontologia da Ufes sobre a necessidade de imunização. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, v. 15, n. 4, 2013.
SILVEIRA, Luana Arcoverde de Castro; TORRES, Natália França; CARVALHO, Carlos Gilvan Nunes de. Knowledge of medical students from a institution in Teresina facing immunization. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e57111240603, 2022.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
VIEIRA, Maria Aparecida et al. National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges. Revista pesquisa: cuidado é fundamental Online [Internet], v.12, p. 1099–1104, 2021.