EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO CURSO DE FARMÁCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Bruna Carolina Costa Rafael
Átila Santana Barboza
Déborah Krízia dos Santos Fonseca
Luiz Gustavo Martins de Sena
Maria Eduarda Dias de Luna de Brito Pereira
Janaína Gonçalves da Silva Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: As diretrizes para a extensão nos cursos de graduação constam normatizadas pelo Ministério da Educação através da Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. A extensão curricularizada no curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS está contemplada nos períodos ímpares da matriz curricular como módulo Práticas Integradas da Extensão (I, II, III, IV e V), com carga horária diferenciada em cada um deles. Esta atividade extensionista objetiva desenvolver a formação do profissional crítico, reflexivo, comprometido com os problemas de saúde e educação da comunidade, visando contribuir para a adoção de estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças, considerando o olhar integral da atuação interprofissional. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes do terceiro período do curso de farmácia da FPS nas atividades de extensão curricularizada. MÉTODO: Através das atividades extensionistas utilizamos metodologias ativas para as discussões sobre os fundamentos de farmacobotânica e farmacognosia; noções de morfologia e anatomia vegetal; coleta, armazenamento, secagem e herborização de amostras vegetais; plantas medicinais e fitoterapia na atenção básica e noções de farmacotécnica; com o intuito de garantir fundamentos para a elaboração de formulações que foram distribuídas em uma Instituição de Longa Permanência (ILP). RESULTADOS: Nas atividades práticas foram elaboradas formulações base de sabonete líquido glicerinado e loção polawax incorporados a extratos de camomila e alecrim, respectivamente. Os produtos manipulados foram entregues aos idosos com orientações dadas pelos estudantes sobre as propriedades terapêuticas e modo de usar, proporcionando o incentivo do autocuidado. CONCLUSÃO: A extensão curricularizada proporcionou a cada estudantes refletir acerca da responsabilidade profissional dentro do contexto social e intercultural, planejando e desenvolvendo ações educativas resultando num momento de troca valiosa de conhecimento com idosos em uma ILP.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rafael, B. C. C., Barboza, Átila S. ., Fonseca, D. K. dos S., de Sena, L. G. M., Pereira, M. E. D. de L. de B., & Melo, J. G. da S. (2022). EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO CURSO DE FARMÁCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 64–69. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.64-69
Seção
Comunicação Oral
Biografia do Autor

Bruna Carolina Costa Rafael, Graduanda em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Graduanda em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.

Átila Santana Barboza, Graduando em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS

Graduando em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS.

Déborah Krízia dos Santos Fonseca, Graduanda em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS

Graduanda em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS

Luiz Gustavo Martins de Sena, Graduando em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Graduando em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Maria Eduarda Dias de Luna de Brito Pereira, Graduanda em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Graduanda em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Janaína Gonçalves da Silva Melo, Docente em Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Docente em Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Referências

AMARAL, W.; DESCHAMPS, C.; MACHADO, M.P.; KOELER, H.S.; SCHEER, A.P.; CÔCCO, L.C. Desenvolvimento da camomila, rendimento e qualidade do óleo essencial em diferentes idades de colheita. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, p. 237, 2014.

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LORENZI, H. & MATOS, F. J. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas Cultivadas/ Francisco José de Abreu Matos/ Primeira Edição/ Instituto Plantarum/ Nova Odessa/ 512 pp. 2006.

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