EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO CURSO DE FARMÁCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: As diretrizes para a extensão nos cursos de graduação constam normatizadas pelo Ministério da Educação através da Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. A extensão curricularizada no curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS está contemplada nos períodos ímpares da matriz curricular como módulo Práticas Integradas da Extensão (I, II, III, IV e V), com carga horária diferenciada em cada um deles. Esta atividade extensionista objetiva desenvolver a formação do profissional crítico, reflexivo, comprometido com os problemas de saúde e educação da comunidade, visando contribuir para a adoção de estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças, considerando o olhar integral da atuação interprofissional. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes do terceiro período do curso de farmácia da FPS nas atividades de extensão curricularizada. MÉTODO: Através das atividades extensionistas utilizamos metodologias ativas para as discussões sobre os fundamentos de farmacobotânica e farmacognosia; noções de morfologia e anatomia vegetal; coleta, armazenamento, secagem e herborização de amostras vegetais; plantas medicinais e fitoterapia na atenção básica e noções de farmacotécnica; com o intuito de garantir fundamentos para a elaboração de formulações que foram distribuídas em uma Instituição de Longa Permanência (ILP). RESULTADOS: Nas atividades práticas foram elaboradas formulações base de sabonete líquido glicerinado e loção polawax incorporados a extratos de camomila e alecrim, respectivamente. Os produtos manipulados foram entregues aos idosos com orientações dadas pelos estudantes sobre as propriedades terapêuticas e modo de usar, proporcionando o incentivo do autocuidado. CONCLUSÃO: A extensão curricularizada proporcionou a cada estudantes refletir acerca da responsabilidade profissional dentro do contexto social e intercultural, planejando e desenvolvendo ações educativas resultando num momento de troca valiosa de conhecimento com idosos em uma ILP.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
AMARAL, W.; DESCHAMPS, C.; MACHADO, M.P.; KOELER, H.S.; SCHEER, A.P.; CÔCCO, L.C. Desenvolvimento da camomila, rendimento e qualidade do óleo essencial em diferentes idades de colheita. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, p. 237, 2014.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de outubro de 2017 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Publicada em DOU. Brasília, 20 de outubro de 2017, Seção 1, p. 30.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 – Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Publicada em DOU. Brasília, 17 de dezembro de 2018, Seção 1, p. 33.
LORENZI, H. & MATOS, F. J. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas Cultivadas/ Francisco José de Abreu Matos/ Primeira Edição/ Instituto Plantarum/ Nova Odessa/ 512 pp. 2006.