VACINA BCG: UM IMPORTANTE MEIO PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, porém pode acometer outros órgãos. Sua disseminação se dá pela liberação de partículas contaminadas advindas de tosse, fala ou espirro de um indivíduo contaminado. A vacina BCG, descoberta por Albert Calmette e Camille Guérin, é a única disponível para prevenção da patologia e suas formas mais graves. OBJETIVO: Relatar a importância da vacina BCG contra os casos de tuberculose. MÉTODOS: Este estudo se trata de uma revisão integrativa da literatura para um resumo expandido com base nas diretrizes do Proferred Report Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foi realizada pesquisas nas bases de dados LILACS e PUBMED, por trabalhos com relevância bibliográfica dos últimos cinco anos. RESULTADOS: Nos estudos analisados, houve consenso de que a descoberta da vacina BCG foi de grande relevância social, se mostrando uma inovação que até os dias atuais traz benefícios para a sociedade, principalmente no que tange a saúde pública. Ademais, ainda que haja um consenso da eficácia e importância da BCG, há a necessidade de novas vacinas para serem associadas ao tratamento convencional da tuberculose. Assim como foi há 100 anos, hodiernamente, novas concepções têm sido utilizadas no desenvolvimento de vacinas para a prevenção ou até mesmo tratamento da tuberculose, como a vacina BCG modificada pela engenharia genética, uma das alternativas para solucionar as deficiências que a vacina apresenta. CONCLUSÃO: A vacina se mostra como uma importante ferramenta em países, como o Brasil, onde a prevalência de TB é alta, reduzindo danos que a doença possa vir a causar. Contudo, a eficácia da vacina BCG ainda é discutida entre os estudos encontrados. Desse modo, torna-se imprescindível estudos para a melhora do imunizante, como também para a descoberta de outras alternativas de prevenção.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. 2ª Edição. Brasília, 2019.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Tuberculose. Número Especial. Brasília, 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 01/7 - Dia da Vacina BCG. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/01-7-dia-da-vacina-bcg-2/#:~:text=A%20vacina%20BCG%20n%C3%A3o%20oferece,tuberculose%20miliar%20(forma%20disseminada). Acesso em: 01 jul. 2022.
BUTANTAN, Instituto. Os 100 anos da vacina BCG e as pesquisas do Butantan sobre novas aplicações do imunizante. Butantan.gov.br, 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/os-100-anos-da-vacina-bcg-e-as-pesquisas-do-butantan-sobre-novas-aplicacoes-do-imunizante. Acesso em: 01 jul de 2022.
CAPPONI, Renata Lobatto et al. Implantação da vacina Bacilo Calmette-Guérin (BCG) nas maternidades do município de Porto Alegre–RS, 2019-2020. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 1, p. e9611-e9611, 2022.
DE OLIVEIRA MICHELIN, Carla et al. Observação da prevalência de vacinados pela bcg e avaliação de contato com tuberculose. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 2020.
FUNDAÇÃO ATAULPHO DE PAIVA (Rio de Janeiro). Bula Profissional Vacina BCG. Disponível em: https://www.fundacaoataulphodepaiva.com.br/bulas/. Acesso em: 01 jul. 2022.
LEONEL, Felipe. Especialistas da Fiocruz falam dos 100 anos da vacina BCG. Portal Fiocruz; 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/especialistas-da-fiocruz-falam-dos-100-anos-da-vacina-bcg. Acesso em: 2 fev 2022.
OLIVA, Henrique Nunes Pereira et al. Incidência de tuberculose extrapulmonar. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 17, n. 2, p. 63-65, 2019.
PAI, M. et al. Tuberculosis, Nature Reviews Disease Primers, v. 2, 2016. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nrdp201676. Acesso em: 01 jul. 2022.
REIS, Ana Beatriz et al. A eficácia da vacina bcg em recém-nascidos no controle da tuberculose. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 5, n. 3, p. 95-95, 2019.