TELEMEDICINA COMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A SUA IMPORTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA DO CENÁRIO ATUAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O cenário epidemiológico mundial provocado pela pandemia de COVID-19 demandou uma reorganização na forma de cuidado e a criação de estratégias se fez necessária para garantir a manutenção dos serviços, a proteção dos trabalhadores e a contenção do avanço da transmissão viral. Nesse sentido, a telemedicina pôde unir a conveniência ao baixo custo e a facilidade de acesso à informação e à comunicação relacionada à saúde. OBJETIVO: Compreender a telemedicina como inovação tecnológica e a sua importância em pandemias tal qual a do SARS-Cov-2. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual a busca foi realizada em agosto de 2022, a partir das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO),
Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciencias da Saúde (Lilacs) e Biblioteca Regional de Medicina (Bireme). Os artigos foram selecionados obedecendo a critérios de inclusão: estudos publicados em português, inglês e espanhol, entre 2019 e 2022, que continham os descritores completos ou em parte no título do trabalho, além de critérios de exclusão. RESULTADOS E
DISCUSSÃO: As consultas virtuais e a teletriagem vêm contribuindo para o rastreio de casos graves e o monitoramento do paciente estável, além de permitir o acompanhamento da saúde mental do mesmo. A telemedicina já era muito utilizada antes pandemia, porém fora dos grandes centros. No atual contexto, os profissionais foram afastados do trabalho e a ferramenta começou então a desafogar diferentes áreas, dando um suporte maior para a saúde do paciente durante esse período.
CONCLUSÃO: Apesar das limitações observadas no diagnóstico ou tratamento à distância, a telemedicina vem sendo bem-sucedida para a prevenção, acompanhamento e monitoramento de casos de COVID-19, tornando-se relevante na redução da superlotação de hospitais e clínicas, ao mesmo passo em que se evitam exposições humanas desnecessárias.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
CAETANO, R. et al. Desafios e oportunidades para telesaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.36, n.5, p.1-16, 2020.
DORNELES, J. A. et al. ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM SOBRAL-CEARÁ. Sanare, Sobral, v. 20 (Supl. 1): p.71-81, 2021.
FRAGA, L. Consultas virtuais por telemedicina continuarão após a pandemia?. Correio Brasiliense, 2020. Disponível em: < https://www.correiobraziliense.c om.br/euestudante/trabalho-eformacao/2020/09/4878289consultas-virtuais-por-telemedicina-continuarao-apos-a-pandemia.html > Acessado em: 22 agosto. 2022.
KIELING, L. D. et al. The importance of telemedicine in the COVID-19 pandemic context. FAG Journal of Health, Cascavel, v. 3, n.1, p.90-97, 2021.
LIAO, Y. et al. The Future of Wearable Technologies and Remote Monitoring in Health Care. American Society of Clinical Oncology, Alexandria, v. 39, p.115-121.
VIDAL-ALABALL, J. et al. Telemedicine in the face of the COVID-19 pandemic. Atención Primaria, Barcelona, v. 52, n. 6, p.418-422, 2020.