UTILIZAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS INJETÁVEIS EM DENTÍSTICA: UMA ALTERNATIVA RESTAURADORA PARA O RESTABELECIMENTO DE FORMA, FUNÇÃO E ESTÉTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A técnica restauradora de resinas compostas injetáveis, foi proposta por Douglas Terry, em 2009. Essa técnica proporcionará reprodução precisa do modelo de enceramento diagnóstico, com o auxílio de uma matriz de silicone transparente, e transferência de características de forma e função para o nicho receptor, o dente do paciente. O objetivo do presente estudo foi abordar a utilização das resinas compostas injetáveis como uma alternativa restauradora para o restabelecimento de forma, função e estética, através de uma revisão de literatura. MÉTODOS: A busca pelos artigos foi realizada por meio dos termos “resina composta fluida”, “minimamente invasivo”, “resinas injetáveis”, em português e inglês, separados e em combinação, na base de dados PubMed, entre 2003 e 2022. RESULTADOS: Foram obtidos 10 artigos científicos, dos quais foram selecionados 4 artigos conforme o título e o resumo, sendo 3 de relatos de casos e 1 artigo de revisão de literatura. DISCUSSÃO: A técnica utilizando resinas injetáveis em restaurações dentárias possui vantagens quanto a previsibilidade de tratamento, pois atenua a responsabilidade de reprodução morfológica pelo operador, e reduz significativamente o tempo operatório. Contudo, esta técnica possui limitações. As resinas fluidas utilizadas devem conter elevado conteúdo de cargas inorgânicas (acima de 70%, em volume). Adicionalmente, dentes que possuam estratificações de cores muito complexas são difíceis de serem reproduzidos com esta técnica. CONCLUSÃO: É possível concluir que a utilização de resinas injetáveis, em casos de restabelecimento de forma função e estética dentária, pode ser uma opção interessante pois garante previsibilidade e redução do tempo clínico.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
TERRY, Douglas A.; POWERS, John M.; BLATZ, Markus B.. The inverse injection layering technique. Revista de Odontologia Cosmética, [s. l], v. 34, n. 1, p. 43-60, 2018.
TERRY, Douglas. DEVELOPING FORM, FUNCTION, AND NATURAL AESTHETICS WITH LABORATORY-PROCESSED COMPOSITE RESIN—PART I. Pract Proced Aesthet Dent, Houston, v. 17, n. 5, p. 1-7, jun. 2005.
ATTAR, Nuray. Fluxo, Resistência, Rigidez e Radiopacidade de Compósitos de Resina Fluidos. Jornal da Associação Dental Canadense, Toronto, v. 69, n. 8, p. 516-521, set. 2003.