UTILIZAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS INJETÁVEIS EM DENTÍSTICA: UMA ALTERNATIVA RESTAURADORA PARA O RESTABELECIMENTO DE FORMA, FUNÇÃO E ESTÉTICA

Main Article Content

Enne Liv Magalhães de Lima
Larissa Montenegro de Melo e Silva
Catharina Coelho Costa de Oliveira
Luana Aguiar Gomes Granjeiro
Jiovanne Rabelo Neri

Abstract

INTRODUÇÃO: A técnica restauradora de resinas compostas injetáveis, foi proposta por Douglas Terry, em 2009. Essa técnica proporcionará reprodução precisa do modelo de enceramento diagnóstico, com o auxílio de uma matriz de silicone transparente, e transferência de características de forma e função para o nicho receptor, o dente do paciente. O objetivo do presente estudo foi abordar a utilização das resinas compostas injetáveis como uma alternativa restauradora para o restabelecimento de forma, função e estética, através de uma revisão de literatura. MÉTODOS: A busca pelos artigos foi realizada por meio dos termos “resina composta fluida”, “minimamente invasivo”, “resinas injetáveis”, em português e inglês, separados e em combinação, na base de dados PubMed, entre 2003 e 2022. RESULTADOS: Foram obtidos 10 artigos científicos, dos quais foram selecionados 4 artigos conforme o título e o resumo, sendo 3 de relatos de casos e 1 artigo de revisão de literatura. DISCUSSÃO: A técnica utilizando resinas injetáveis em restaurações dentárias possui vantagens quanto a previsibilidade de tratamento, pois atenua a responsabilidade de reprodução morfológica pelo operador, e reduz significativamente o tempo operatório. Contudo, esta técnica possui limitações. As resinas fluidas utilizadas devem conter elevado conteúdo de cargas inorgânicas (acima de 70%, em volume). Adicionalmente, dentes que possuam estratificações de cores muito complexas são difíceis de serem reproduzidos com esta técnica. CONCLUSÃO: É possível concluir que a utilização de resinas injetáveis, em casos de restabelecimento de forma função e estética dentária, pode ser uma opção interessante pois garante previsibilidade e redução do tempo clínico.

Article Details

How to Cite
de Lima, E. L. M., de Melo e Silva, L. M., de Oliveira, C. C. C., Granjeiro, L. A. G., & Neri, J. R. (2022). UTILIZAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS INJETÁVEIS EM DENTÍSTICA: UMA ALTERNATIVA RESTAURADORA PARA O RESTABELECIMENTO DE FORMA, FUNÇÃO E ESTÉTICA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.2), 23. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.2.23
Section
Abstracts
Author Biographies

Enne Liv Magalhães de Lima, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Larissa Montenegro de Melo e Silva, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Catharina Coelho Costa de Oliveira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Luana Aguiar Gomes Granjeiro, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Jiovanne Rabelo Neri, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

References

TERRY, Douglas A.; POWERS, John M.; BLATZ, Markus B.. The inverse injection layering technique. Revista de Odontologia Cosmética, [s. l], v. 34, n. 1, p. 43-60, 2018.

TERRY, Douglas. DEVELOPING FORM, FUNCTION, AND NATURAL AESTHETICS WITH LABORATORY-PROCESSED COMPOSITE RESIN—PART I. Pract Proced Aesthet Dent, Houston, v. 17, n. 5, p. 1-7, jun. 2005.

ATTAR, Nuray. Fluxo, Resistência, Rigidez e Radiopacidade de Compósitos de Resina Fluidos. Jornal da Associação Dental Canadense, Toronto, v. 69, n. 8, p. 516-521, set. 2003.