A APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NA ESTÉTICA FACIAL AFETA O PROCESSAMENTO DAS EMOÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Main Article Content
Abstract
Introdução: O uso da toxina botulínica do tipo A (TB-A) no terço superior da face, além do benefício estético, está associado ao bem-estar emocional. Objetivos: Investigar, através de uma revisão sistemática, se a aplicação da TB-A na estética facial afeta o
processamento das emoções. Metodologia: Realizou-se uma busca irrestrita até julho de 2022 nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library e LILACS por de uma estratégia PICOS. Incluíram-se ensaios clínicos randomizados (ECRs) que comparassem o tratamento com BT-A a um placebo em pacientes com transtornos emocionais. Realizou-se a extração de dados e a avaliação do risco de viés com a ferramenta da Cochrane Collaboration. Revisão de literatura: Sete estudos foram selecionados e apresentaram baixo risco de viés para a maioria dos domínios. As amostras variaram de 30-255 pacientes, de 30-65 anos e com predominância do sexo feminino. Os efeitos da TB-A foram avaliados no transtorno depressivo maior, depressão/ansiedade e depressão unipolar resistente. Os sítios de aplicação englobaram os músculos prócero, corrugador do supercílio, frontal e orbicular do olho, com 29-50 unidades. Diferentes escalas foram utilizadas para avaliar os sintomas dos distúrbios avaliados em um período de 6-24 semanas. Os desfechos mostraram que houve uma melhora dos parâmetros avaliados após uso da TB-A. Considerações finais: Os estudos mostraram que a aplicação da TB-A no terço superior da face melhora os transtornos avaliados.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não aplicável.