CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE ACERCA DE VACINAÇÃO
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: O conhecimento vacinal dos futuros profissionais da saúde é fundamental para a imunização da população de um país. OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos acadêmicos dos cursos da saúde de uma universidade pública sobre vacinação, comparando os anos iniciais do curso e anos finais de formação. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, transversal, realizado com os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram obtidos através de questionários com perguntas relacionadas ao tema vacinação e usados no programa estatístico Stata 16. Participaram desta pesquisa 113 participantes, do total de 549 alunos matriculados. RESULTADOS: O grupo com maior porcentagem de acertos no questionário foram os acadêmicos do 2° ao 5° ano com 39,4% e 41,4% de acertos contra 34,4% de acertos dos acadêmicos do 1° de curso. Esse mesmo grupo também não soube responder grande parte das perguntas, 47,2% a 10,0% do grupo dos anos finais do curso. DISCUSSÃO: Os acadêmicos em anos finais do curso possuem maior conhecimento vacinal que os estudantes de anos iniciais do curso, o que aponta a influência da academia no conhecimento dos profissionais da saúde ao longo da formação acadêmica. CONCLUSÃO: A pesquisa permitiu concluir que o conhecimento vacinal na formação acadêmica deve estar presente no decorrer de toda grade curricular dos cursos da saúde, sendo de extrema importância para a capacitação dos futuros profissionais.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ASSAD, S.G.B. et al. Educação permanente em saúde e atividades de vacinação: revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFPE on line, v.11, n.1, p.410-421, 2017. doi: 10.5205/reuol.7995699314-SM.1101sup201721. Acesso em: 15 mar. 2022.
MARTINS, K.M.; SANTOS, W.L.; ÁLVARES, A.C.M. A importância da imunização: revisão integrativa. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v.2, n.2, p.96–101, 2019. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/153. Acesso em: 10 jun. 2022.
MENEZES, J.D.S. et al. Imunização, conhecimento e orientações: uma visão dos graduandos da área da saúde. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, e0611426994, 2022. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.26994. Acesso em: 22 ago. 2022.
SOUZA, B.G.C. et al. Questionário sobre vacinação: conhecendo a memória dos estudantes. Brazilian Journal of Development, v.6, n.7, p.49898–49914, 2020. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-587. Acesso em: 15 abr. 2022.