MANIFESTAÇÕES ORAIS NA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Luciane Alves Nunes
José Romulo de Medeiros
Danuzio Barros Holanda Lavor
Francisco Wagner Vasconcelos Freire Filho

Resumo

A COVID-19 passou a ser considerada um desafio urgente à saúde devido à facilidade de transmissão do seu vírus causador (SARS-CoV-2), tornando-se rapidamente uma pandemia, com um número acelerado de novos casos e milhares de óbitos registrados. As investigações acerca das possíveis correlações da ação patogênica do SARS-CoV-2 com a cavidade oral são recentes, merecendo especial atenção das ciências odontológicas. Logo, o objetivo desta revisão é fazer uma análise da literatura existente que possua evidências científicas sobre as principais manifestações orais em pacientes acometidos com COVID-19 e quais, dentre elas, possam surgir no curso da infecção. Foi realizada uma revisão da literatura por meio de revistas científicas eletrônicas, livros da área odontológica e artigos científicos indexados nos portais eletrônicos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, compreendidos entre os anos de 2020 e 2022. O presente estudo demonstra que o SARS-CoV2 tem receptores específicos com os quais se liga à cavidade oral e que quadros leves ou moderados de alterações de paladar são manifestações mais comumente relatadas, além de lesões fúngicas e virais em mucosa oral. Dentre tais lesões, as lesões erosivas ou ulcerativas se apresentam clinicamente com sintomatologia dolorosa intensa, portando bordas irregulares, sendo geralmente encontradas na língua, mucosa labial e palato. Porém, por ser uma patologia relativamente nova na literatura médica e odontológica, estudos clínicos são necessários para investigar se a infecção pelo coronavírus é o fator primordial para o surgimento das lesões ulceradas ou se a deficiência do sistema imune e as condições de higiene bucal do paciente são preponderantes na patogênese de tais lesões. No contexto da pandemia do COVID-19, vale ressaltar a importância da atuação do cirurgião-dentista para o diagnóstico e tratamento das possíveis alterações orais, elevando a qualidade de vida dos pacientes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nunes, L. A., de Medeiros, J. R., Lavor, D. B. H. ., & Freire Filho , F. W. V. (2022). MANIFESTAÇÕES ORAIS NA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.2), 21. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.2.21
Seção
Abstracts
Biografia do Autor

Luciane Alves Nunes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

José Romulo de Medeiros, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Danuzio Barros Holanda Lavor, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Francisco Wagner Vasconcelos Freire Filho , Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

Farid H, Khan M, Jamal S, Ghafoor R. Oral manifestations of Covid-19-A literature review. Rev Med Virol. 2022 Jan;32(1):e2248.

Wu F, Zhao S, Yu B, et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature. 2020;579(7798):265‐269. 10.1038/s41586-020-2008.

CASTRO, C.C.L.P.; CHAVES, A.T.D.; NOGUEIRA, D.G.M.; TRAJANO, R.K.N.; GOMES, A.C.A. Adaptação dos cirurgiões-dentistas frente à ameaça da covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 64449-59, sep. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)