TELEMEDICINA COMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A SUA IMPORTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA DO CENÁRIO ATUAL
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: O cenário epidemiológico mundial provocado pela pandemia de COVID-19 demandou uma reorganização na forma de cuidado e a criação de estratégias se fez necessária para garantir a manutenção dos serviços, a proteção dos trabalhadores e a contenção do avanço da transmissão viral. Nesse sentido, a telemedicina pôde unir a conveniência ao baixo custo e a facilidade de acesso à informação e à comunicação relacionada à saúde. OBJETIVO: Compreender a telemedicina como inovação tecnológica e a sua importância em pandemias tal qual a do SARS-Cov-2. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual a busca foi realizada em agosto de 2022, a partir das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO),
Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciencias da Saúde (Lilacs) e Biblioteca Regional de Medicina (Bireme). Os artigos foram selecionados obedecendo a critérios de inclusão: estudos publicados em português, inglês e espanhol, entre 2019 e 2022, que continham os descritores completos ou em parte no título do trabalho, além de critérios de exclusão. RESULTADOS E
DISCUSSÃO: As consultas virtuais e a teletriagem vêm contribuindo para o rastreio de casos graves e o monitoramento do paciente estável, além de permitir o acompanhamento da saúde mental do mesmo. A telemedicina já era muito utilizada antes pandemia, porém fora dos grandes centros. No atual contexto, os profissionais foram afastados do trabalho e a ferramenta começou então a desafogar diferentes áreas, dando um suporte maior para a saúde do paciente durante esse período.
CONCLUSÃO: Apesar das limitações observadas no diagnóstico ou tratamento à distância, a telemedicina vem sendo bem-sucedida para a prevenção, acompanhamento e monitoramento de casos de COVID-19, tornando-se relevante na redução da superlotação de hospitais e clínicas, ao mesmo passo em que se evitam exposições humanas desnecessárias.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
CAETANO, R. et al. Desafios e oportunidades para telesaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.36, n.5, p.1-16, 2020.
DORNELES, J. A. et al. ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM SOBRAL-CEARÁ. Sanare, Sobral, v. 20 (Supl. 1): p.71-81, 2021.
FRAGA, L. Consultas virtuais por telemedicina continuarão após a pandemia?. Correio Brasiliense, 2020. Disponível em: < https://www.correiobraziliense.c om.br/euestudante/trabalho-eformacao/2020/09/4878289consultas-virtuais-por-telemedicina-continuarao-apos-a-pandemia.html > Acessado em: 22 agosto. 2022.
KIELING, L. D. et al. The importance of telemedicine in the COVID-19 pandemic context. FAG Journal of Health, Cascavel, v. 3, n.1, p.90-97, 2021.
LIAO, Y. et al. The Future of Wearable Technologies and Remote Monitoring in Health Care. American Society of Clinical Oncology, Alexandria, v. 39, p.115-121.
VIDAL-ALABALL, J. et al. Telemedicine in the face of the COVID-19 pandemic. Atención Primaria, Barcelona, v. 52, n. 6, p.418-422, 2020.