MEDIAÇÃO PARENTAL DO TEMPO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
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Abstract
INTRODUÇÃO: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por meio de dispositivos de mídia digitais tradicionais tais como a televisão, vídeo games e dispositivos como tablets e smartphones, vem despontando nos últimos anos, inclusive nos anos iniciais da infância. A teoria da mediação parental propõe que os pais usem diferentes estratégias de comunicação interpessoal para mediar e mitigar os efeitos negativos do uso de dispositivos de mídias na vida de seus filhos. OBJETIVO: identificar quais os estilos de mediação adotados por cuidadores para regular o tempo de tela em crianças na primeira infância. MÉTODOS: Tratar-se de um estudo transversal, caracterizado pela identificação de dados dos estilos de mediação parental das mídias mencionadas referidos por pais/cuidadores de crianças de até cinco anos. O cenário foi o ambiente virtual Instagram, Facebook e WhatsApp e participaram 417 responsáveis de crianças de até 5 anos. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. RESULTADOS: A maioria (91,1%) dos pais utilizam a estratégia restritiva, seguido do estilo instrutivo (71%) e, com menor prevalência, a maneira de co-visualização (64,1%). CONCLUSÃO: Conclui-se que a estratégia mais utilizada pode resultar em prejuízos futuros à criança, como redução da autonomia, cabendo ao profissional de saúde orientar intervenções individualizadas para cada família.
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