MEDIAÇÃO PARENTAL DO TEMPO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

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Mariana Sales Basto
Jéssica Lima Benevides
Fabiane do Amaral Gubert

Abstract

INTRODUÇÃO: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por meio de dispositivos de mídia digitais tradicionais tais como a televisão, vídeo games e dispositivos como tablets e smartphones, vem despontando nos últimos anos, inclusive nos anos iniciais da infância. A teoria da mediação parental propõe que os pais usem diferentes estratégias de comunicação interpessoal para mediar e mitigar os efeitos negativos do uso de dispositivos de mídias na vida de seus filhos. OBJETIVO: identificar quais os estilos de mediação adotados por cuidadores para regular o tempo de tela em crianças na primeira infância. MÉTODOS: Tratar-se de um estudo transversal, caracterizado pela identificação de dados dos estilos de mediação parental das mídias mencionadas referidos por pais/cuidadores de crianças de até cinco anos. O cenário foi o ambiente virtual Instagram, Facebook e WhatsApp e participaram 417 responsáveis de crianças de até 5 anos. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. RESULTADOS: A maioria (91,1%) dos pais utilizam a estratégia restritiva, seguido do estilo instrutivo (71%) e, com menor prevalência, a maneira de co-visualização (64,1%). CONCLUSÃO: Conclui-se que a estratégia mais utilizada pode resultar em prejuízos futuros à criança, como redução da autonomia, cabendo ao profissional de saúde orientar intervenções individualizadas para cada família.

Article Details

How to Cite
Basto, M. S., Benevides, J. L., & Gubert, F. do A. (2022). MEDIAÇÃO PARENTAL DO TEMPO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 255–259. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.255-259
Section
Comunicação Oral
Author Biographies

Mariana Sales Basto, Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Jéssica Lima Benevides, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

Fabiane do Amaral Gubert, Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

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