PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR: O APRENDER DESCONTRAÍDO DA MATEMÁTICA
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INTRODUÇÃO: O presente trabalho demonstra a importância da matemática na vida dos alunos. Ouvir alunos falando que a matemática é uma disciplina terrível é algo muito comum, mas não era para ser, até por se tratar da única disciplina que trata do exato. Ao se pensar no ensino da matemática, percebe-se que um dos grandes desafios é estimular os alunos para que desenvolvam autonomia e segurança na realização das atividades escolares e cotidianas. OBJETIVO: Ensinar de forma descontraída contribuindo para uma melhor aprendizagem e absorção de conteúdo dos componentes curriculares de matemática lecionada aos alunos do 9° ano (8° serie) do ensino fundamental II em uma escola particular de Belém-PA. Incentivando o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato através de dinâmicas de grupo, trabalhando questões cognitivas desses alunos como eixo socioemocional. MÉTODOS: Este estudo foi elaborado a partir de casos de vários questionamentos, pois foi observado que alunos de escolas públicas e particulares consideram a Matemática como uma disciplina difícil de ser compreendida. Os sujeitos foram alunos do 9° ano (8° série) com idades entre 14 e 15 anos. Que apresentam dificuldades em assimilar/compreender os conteúdos da disciplina de matemática. RESULTADOS: Essa disciplina é responsável por altos índices de reprovação dos educandos, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, sendo responsável, muitas vezes, pela evasão escolar. Com isso elaboramos ações/estratégias que podem ser feitas como formas de contribuir para uma melhor aprendizagem/ absorção dos conteúdos da matemática. CONCLUSÃO: A proposta de intervenção lançada, busca tornar fácil para os alunos ver o quão linda pode ser a disciplina, haja vista que ela se faz necessária em tudo na vida, por mais que não se perceba fácil, os números estão por todo lado.
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References
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