PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR: O APRENDER DESCONTRAÍDO DA MATEMÁTICA

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Elenice Amador Baía
Amanda Soares Padre
Danielle Ferreira Santos
Geane do Socorro Castro
José Alberto Silva do Nascimento

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente trabalho demonstra a importância da matemática na vida dos alunos. Ouvir alunos falando que a matemática é uma disciplina terrível é algo muito comum, mas não era para ser, até por se tratar da única disciplina que trata do exato. Ao se pensar no ensino da matemática, percebe-se que um dos grandes desafios é estimular os alunos para que desenvolvam autonomia e segurança na realização das atividades escolares e cotidianas. OBJETIVO: Ensinar de forma descontraída contribuindo para uma melhor aprendizagem e absorção de conteúdo dos componentes curriculares de matemática lecionada aos alunos do 9° ano (8° serie) do ensino fundamental II em uma escola particular de Belém-PA. Incentivando o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato através de dinâmicas de grupo, trabalhando questões cognitivas desses alunos como eixo socioemocional. MÉTODOS: Este estudo foi elaborado a partir de casos de vários questionamentos, pois foi observado que alunos de escolas públicas e particulares consideram a Matemática como uma disciplina difícil de ser compreendida. Os sujeitos foram alunos do 9° ano (8° série) com idades entre 14 e 15 anos. Que apresentam dificuldades em assimilar/compreender os conteúdos da disciplina de matemática. RESULTADOS: Essa disciplina é responsável por altos índices de reprovação dos educandos, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, sendo responsável, muitas vezes, pela evasão escolar. Com isso elaboramos ações/estratégias que podem ser feitas como formas de contribuir para uma melhor aprendizagem/ absorção dos conteúdos da matemática. CONCLUSÃO: A proposta de intervenção lançada, busca tornar fácil para os alunos ver o quão linda pode ser a disciplina, haja vista que ela se faz necessária em tudo na vida, por mais que não se perceba fácil, os números estão por todo lado.

Detalhes do artigo

Como Citar
Baía, E. A., Padre, A. S., Santos, D. F., Castro, G. do S., & do Nascimento, J. A. S. (2022). PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR: O APRENDER DESCONTRAÍDO DA MATEMÁTICA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 1100–1105. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.1100-1105
Seção
Pôster Simples
Biografia do Autor

Elenice Amador Baía, Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Amanda Soares Padre, Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Danielle Ferreira Santos, Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Geane do Socorro Castro, Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

José Alberto Silva do Nascimento, Graduando em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Graduando em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Referências

BITTENCOURT, J. R.; FIGUEIREDO, C. Z. Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental. Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 3, n. 1, Maio 2005.

Instituto Ayrton Senna. Desenvolvimento Pleno, 1996. Disponível: < https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/desenvolvimento.html>. Acesso em: 28 set. 2020.

SOUZA, Arnold Vinícius Prado; OHIRA, Marcio Akio; PEREIRA, Ana Lucia. A arte de resolver problemas no ensino da matemática. Revista Valore, v. 3, p. 376-389, 2018.