DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA AUXÍLIO EM TRATAMENTO DE TENOSSINOVITE ESTENOSANTE

Main Article Content

Francisco Vinicius Teles Rocha
Ana Lourdes dos Reis Silva
Maria Eduarda dos Santos Carvalho
Carla Maria de Carvalho Leite

Abstract

devido a um processo inflamatório crônico dos tendões flexores na região da base dos dedos, com uma diminuição da amplitude de seus movimentos articulares dos dedos. Para medir a evolução dos pacientes, o goniômetro digital pode ser usado, porém não é uma ferramenta precisa, os dados coletados podem diferir quando o processo de medição de um determinado paciente é realizado por mais de um profissional. OBJETIVO: Neste sentido, buscou-se uma solução através da aplicação de robótica, na qual se propõe um protótipo equipado com sensores para capturar o grau de flexão dos dedos, fazendo a leitura da angulação simultânea de todos os dedos das mãos, buscando assim, através de um jogo, proporcionar sessões de reabilitação, buscando reduzir a taxa de abandono. MÉTODOS: Desenvolveu-se uma plataforma composta por uma luva que captura o movimento de
todos os dedos, uma interface gráfica instalada em um computador com diferentes níveis de dificuldade e um sistema que captura o movimento da articulação dos dedos gerando dados, estes dados serão computados em gráficos. E funciona com base na mudança do ângulo dos sensores flexíveis, o que resulta em uma consequente variação em sua resistência. RESULTADOS:.
Esperou-se dos testes a correspondência entre a flexão das falanges e o movimento na interface interativa. Estes testes verificaram o bom funcionamento do sistema e calibração dos sensores na luva para cada usuário que utilizará esta ferramenta, permitindo a construção de gráficos com os valores máximos e mínimos das angulações. CONCLUSÃO: De acordo com o que foi apresentado, a plataforma proporciona uma automatização da fisioterapia tornando o tratamento mais estimulante. A força deste protótipo é que os pacientes poderão acompanhar visualmente seu tratamento, através de uma interface interativa.

Article Details

How to Cite
Rocha, F. V. T., Silva, A. L. dos R., Carvalho, M. E. dos S., & Leite, C. M. de C. (2022). DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA AUXÍLIO EM TRATAMENTO DE TENOSSINOVITE ESTENOSANTE. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 1057–1060. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.1057-1060
Section
Pôster Simples
Author Biographies

Francisco Vinicius Teles Rocha, Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Ana Lourdes dos Reis Silva, Graduanda de Nutrição pela faculdade Estácio de Teresina - FET

Graduanda de Nutrição pela faculdade Estácio de Teresina - FET

Maria Eduarda dos Santos Carvalho, Graduanda de Nutrição pela faculdade Estácio de Teresina - FET

Graduanda de Nutrição pela faculdade Estácio de Teresina - FET

Carla Maria de Carvalho Leite, Professora do Magistério superior em Medicina pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora do Magistério superior em Medicina pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

References

JESUS, Emilly Silva et al. Gameterapia na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Saúde Funcional, v. 1, n. 1, p. 9-9, 2018.

KONDAVEETI, Hari Kishan et al. A systematic literature review on prototyping with Arduino: Applications, challenges, advantages, and limitations. Computer Science Review, v. 40, p. 100364, 2021.

SACCO, Isabel de Camargo Neves et al. Confiabilidade da fotogrametria em relação a goniometria para avaliação postural de membros inferiores. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 411-417, 2007.

SILVA, Gleiciellen Fernandes. Estratégias de tratamento para a tenossinovite estenosante em adultos: uma revisão da literatura. 2017.

TEDESCHI, Marcos Antonio. Goniometria: sua prática e controvérsias. Fisioterapia Brasil, v. 3, n. 1, p. 36-41, 2002.

VASCONCELOS, Bruno Moraes et al. Efetividade da infiltração de corticosteroides no tratamento de pacientes com tenossinovite estenosante de De Quervain: resultado terapêutico. Arch. Health Invest, p. 245-250, 2019.

Most read articles by the same author(s)