DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA AUXÍLIO EM TRATAMENTO DE TENOSSINOVITE ESTENOSANTE
Main Article Content
Abstract
devido a um processo inflamatório crônico dos tendões flexores na região da base dos dedos, com uma diminuição da amplitude de seus movimentos articulares dos dedos. Para medir a evolução dos pacientes, o goniômetro digital pode ser usado, porém não é uma ferramenta precisa, os dados coletados podem diferir quando o processo de medição de um determinado paciente é realizado por mais de um profissional. OBJETIVO: Neste sentido, buscou-se uma solução através da aplicação de robótica, na qual se propõe um protótipo equipado com sensores para capturar o grau de flexão dos dedos, fazendo a leitura da angulação simultânea de todos os dedos das mãos, buscando assim, através de um jogo, proporcionar sessões de reabilitação, buscando reduzir a taxa de abandono. MÉTODOS: Desenvolveu-se uma plataforma composta por uma luva que captura o movimento de
todos os dedos, uma interface gráfica instalada em um computador com diferentes níveis de dificuldade e um sistema que captura o movimento da articulação dos dedos gerando dados, estes dados serão computados em gráficos. E funciona com base na mudança do ângulo dos sensores flexíveis, o que resulta em uma consequente variação em sua resistência. RESULTADOS:.
Esperou-se dos testes a correspondência entre a flexão das falanges e o movimento na interface interativa. Estes testes verificaram o bom funcionamento do sistema e calibração dos sensores na luva para cada usuário que utilizará esta ferramenta, permitindo a construção de gráficos com os valores máximos e mínimos das angulações. CONCLUSÃO: De acordo com o que foi apresentado, a plataforma proporciona uma automatização da fisioterapia tornando o tratamento mais estimulante. A força deste protótipo é que os pacientes poderão acompanhar visualmente seu tratamento, através de uma interface interativa.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
JESUS, Emilly Silva et al. Gameterapia na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Saúde Funcional, v. 1, n. 1, p. 9-9, 2018.
KONDAVEETI, Hari Kishan et al. A systematic literature review on prototyping with Arduino: Applications, challenges, advantages, and limitations. Computer Science Review, v. 40, p. 100364, 2021.
SACCO, Isabel de Camargo Neves et al. Confiabilidade da fotogrametria em relação a goniometria para avaliação postural de membros inferiores. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 411-417, 2007.
SILVA, Gleiciellen Fernandes. Estratégias de tratamento para a tenossinovite estenosante em adultos: uma revisão da literatura. 2017.
TEDESCHI, Marcos Antonio. Goniometria: sua prática e controvérsias. Fisioterapia Brasil, v. 3, n. 1, p. 36-41, 2002.
VASCONCELOS, Bruno Moraes et al. Efetividade da infiltração de corticosteroides no tratamento de pacientes com tenossinovite estenosante de De Quervain: resultado terapêutico. Arch. Health Invest, p. 245-250, 2019.