INTER RELAÇÃO DENTÍSTICA, PERIODONTIA E ENDODONTIA PARA TRATAMENTO DE LESÃO CERVICAL NÃO CARIOSA FÓRUM CASO CLÍNICO - 1° Lugar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: A lesão cervical não cariosa (LCNC) precisa de diagnóstico e tratamento precoce para evitar o aumento da sintomatologia dolorosa, sensibilidade e exposição pulpar. Em decorrência disso, para a solução de casos extensos faz-se necessário a interação de algumas áreas da odontologia. Objetivo: Relatar um caso clínico que exemplifica a inter relação dentística, periodontia e endodontia para tratamento de lesão cervical não cariosa. Relato de caso: O paciente J.V.C. de 51 anos, gênero masculino, procurou atendimento odontológico queixando-se de dor intensa, espontânea e difusa. Após os exames, os dentes 44 e 45 foram diagnosticados com LCNC profunda, apresentando exposição da polpa dentária, ademais possuía um tecido gengival recobrindo a região, o que tornava a cavidade subgengival. Realizou-se um procedimento transcirúrgico, com abertura do retalho tipo envelope e osteotomia, seguido de isolamento e acesso endodôntico. Em seguida usou-se o cone de guta percha com isolante para auxílio no procedimento restaurador com resina composta, seguido de acabamento, polimento e reposicionamento do retalho. Foi colocado uma medicação intracanal de pasta de hidróxido de cálcio. Na sessão seguinte, foi finalizado o tratamento endodôntico seguido da restauração da cavidade oclusal com resina composta. Conclusão: Conclui-se que após 30 dias de acompanhamento, evidenciou-se a preservação do tecido queratinizado, a ausência de dor e a satisfação estética do paciente.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
Referências
Não se aplica.