QUALIDADE DE VIDA E REGULAÇÃO EMOCIONAL DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Jéferson Pereira Batista
Natalie Aguiar Cavalcante
Emily O’hanna de Oliveira Silva
Rarielly Virginia Medeiros Dantas
Sebastião Elan dos Santos Lima Lima
Maria José Nunes Gadelha

Resumo

INTRODUÇÃO: no cenário de emergência na saúde gerada pela pandemia da COVID-19, profissi-onais da saúde atuam em contextos expostos não só às vulnerabilidades físicas e biológicas, mas também psicológicas, que decorrem da alta intensidade emocional que tais ambientes exercem, le-vando a preocupações sobre seus impactos na qualidade de vida. OBJETIVO: analisar os efeitos das estratégias de regulação emocional na qualidade de vida de profissionais que atuam ou atuaram na linha de frente no combate à pandemia da COVID-19. MÉTODO: a amostra foi composta por 136 profissionais das mais diversas áreas saúde recrutados entre 2020 a 2022. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa, foram incluídos aqueles que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), sendo utilizados um formulário on-line para coleta de dados com os instrumentos: questionário sociodemográfico; Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16); e Questionário de Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-BREF). RESULTADOS: foram aplicadas estatísticas paramétricas correlacionais, do tipo r de Pearson, obtendo-se correlações negativas significativas (p < 0,05) entre DERS-16 e WHOQOL-BREF, demonstrando relações entre estratégias de regulação emocional e qualidade de vida, explicitando que quanto maior a adoção de estratégia desadaptativas de regulação emocional, mais baixa poderá ser a qualidade de vida relatada. DISCUSÃO: os achados refletem que o repertório de regulação emocional poderá indicar os impac-tos nos domínios da qualidade de vida, discute-se ainda sobre as condições de trabalho a qual esses profissionais são submetidos. CONCLUSÃO: é necessário o desenvolvimento de estratégias e polí-ticas de prevenção quinquenária, que visem melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida de profissionais de saúde que são expostos a cenários extenuantes, também ofertar intervenções psi-cológicas para o grupo, com vista ao propicia a desregulação emocional e sua correlação negativa com a qualidade de vida.

Detalhes do artigo

Como Citar
Batista, J. P., Cavalcante, N. A., Silva, E. O. de O., Dantas, R. V. M., Lima, S. E. dos S. L., & Gadelha, M. J. N. (2022). QUALIDADE DE VIDA E REGULAÇÃO EMOCIONAL DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO À COVID-19. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 886–891. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.886-891
Seção
Pôster Simples
Biografia do Autor

Jéferson Pereira Batista, Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Natalie Aguiar Cavalcante, Graduada em Psicologia pela UFRN

Graduada em Psicologia pela UFRN

Emily O’hanna de Oliveira Silva, Graduanda em Psicologia pela UFRN

Graduanda em Psicologia pela UFRN

Rarielly Virginia Medeiros Dantas, Graduanda em Psicologia pela UFRN

Graduanda em Psicologia pela UFRN

Sebastião Elan dos Santos Lima Lima, Psicólogo, Professor da UFRN

Psicólogo, Professor da UFRN

Maria José Nunes Gadelha, Psicóloga, Professora da UFRN.

Psicóloga, Professora da UFRN.

Referências

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