INTERVENÇÃO ON-LINE: ANÁLISE DOS EFEITOS NA REGULAÇÃO EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANTES NA PANDEMIA

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Jéferson Pereira Batista
Cintia Ricaele Ferreira da Silva
Vanda Silva de Araújo
Pedro Henrique Souza Araújo
Sebastião Elan dos Santos Lima
Maria José Nunes Gadelha

Resumo

INTRODUÇÃO: A crise pandêmica da COVID-19 tem impactado cada vez mais nos aspectos de regulação emocional (RE) de profissionais da assistência, sendo um agravante à saúde mental, po-dendo gerar prejuízos significativos à qualidade de vida (QV). OBJETIVO: Investigar os efeitos da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) nos estados emocionais e na QV de profissionais de saúde que atuaram ou estão atuando nos mais diversos contextos do processo assistencial à saúde em meio a pandemia da COVID-19. MÉTODO: O estudo perpassou três etapas: avaliação pré-intervenção, intervenção e avaliação pós. A amostra foi composta por nove profissionais de saúde das diversas áreas de atuação recrutados entre 2021 a 2022, sendo aplicado um protocolo da TCC grupal de sete sessões. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa, foram incluídos aqueles que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Utilizaram-se na pesquisa: for-mulário sociodemográfico, a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16) e Questio-nário de Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-BREF). RESULTADOS: Foram aplicadas estatís-ticas paramétricas comparativas, do tipo t de student, que demonstraram diminuições nos domínios da DERS-16 e aumentos na QV no pós-teste. DISCUSÃO: Os resultados em conjunto com os dis-cursos dos profissionais refletiram o uso de estratégias adaptativas evidenciadas no grupo, como de-senvolvimento de autovalidação emocional, consciência emocional, e mindfulness, demonstrando que os tipos de estratégias para RE no contexto da pandemia são preditores de saúde mental e QV. CON-CLUSÃO: A aplicação do protocolo da TCC voltado para aspectos emocionais apresenta potencial para profissionais de saúde. a intervenção obteve resultados positivos apesar das limitações e dificul-dades quanto ao acesso e adesão dos profissionais de saúde, o que não permitiu uma participação significativa de profissionais que permitisse uma generalização dos resultados.

Detalhes do artigo

Como Citar
Batista, J. P., da Silva, C. R. F., de Araújo, V. S., Araújo, P. H. S., Lima, S. E. dos S., & Gadelha, M. J. N. (2022). INTERVENÇÃO ON-LINE: ANÁLISE DOS EFEITOS NA REGULAÇÃO EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANTES NA PANDEMIA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 880–885. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.880-885
Seção
Pôster Simples
Biografia do Autor

Jéferson Pereira Batista, Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Cintia Ricaele Ferreira da Silva, Graduando em Psicologia pela UFRN

Graduando em Psicologia pela UFRN

Vanda Silva de Araújo, Graduando em Psicologia pela UFRN

Graduando em Psicologia pela UFRN

Pedro Henrique Souza Araújo, Graduando em Psicologia pela UFRN

Graduando em Psicologia pela UFRN

Sebastião Elan dos Santos Lima, Psicólogo, Professor da UFRN

Psicólogo, Professor da UFRN

Maria José Nunes Gadelha, Psicóloga, Professora da UFRN.

Psicóloga, Professora da UFRN.

Referências

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