INTERVENÇÃO ON-LINE: ANÁLISE DOS EFEITOS NA REGULAÇÃO EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANTES NA PANDEMIA
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Resumo
INTRODUÇÃO: A crise pandêmica da COVID-19 tem impactado cada vez mais nos aspectos de regulação emocional (RE) de profissionais da assistência, sendo um agravante à saúde mental, po-dendo gerar prejuízos significativos à qualidade de vida (QV). OBJETIVO: Investigar os efeitos da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) nos estados emocionais e na QV de profissionais de saúde que atuaram ou estão atuando nos mais diversos contextos do processo assistencial à saúde em meio a pandemia da COVID-19. MÉTODO: O estudo perpassou três etapas: avaliação pré-intervenção, intervenção e avaliação pós. A amostra foi composta por nove profissionais de saúde das diversas áreas de atuação recrutados entre 2021 a 2022, sendo aplicado um protocolo da TCC grupal de sete sessões. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa, foram incluídos aqueles que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Utilizaram-se na pesquisa: for-mulário sociodemográfico, a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16) e Questio-nário de Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-BREF). RESULTADOS: Foram aplicadas estatís-ticas paramétricas comparativas, do tipo t de student, que demonstraram diminuições nos domínios da DERS-16 e aumentos na QV no pós-teste. DISCUSÃO: Os resultados em conjunto com os dis-cursos dos profissionais refletiram o uso de estratégias adaptativas evidenciadas no grupo, como de-senvolvimento de autovalidação emocional, consciência emocional, e mindfulness, demonstrando que os tipos de estratégias para RE no contexto da pandemia são preditores de saúde mental e QV. CON-CLUSÃO: A aplicação do protocolo da TCC voltado para aspectos emocionais apresenta potencial para profissionais de saúde. a intervenção obteve resultados positivos apesar das limitações e dificul-dades quanto ao acesso e adesão dos profissionais de saúde, o que não permitiu uma participação significativa de profissionais que permitisse uma generalização dos resultados.
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