GELEIA FUNCIONAL UTILIZANDO A CASCA DA GOIABA (Psidium Guajava L.) E SEMENTES DE CHIA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: No mercado brasileiro de frutas in natura é elevado o percentual de perdas, durante a colheita, processamento, transporte e casa do consumidor, alcançando elevados níveis de desperdício. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção e intenção de compra do consumidor, quanto a uma geleia funcional utilizando a casca da goiaba e sementes de chia. MÉTODOS: A pesquisa se trata de um estudo exploratório descritivo e qualiquantitativo. O público-alvo da pesquisa são consumidores em potencial de geleia, chia e da fruta goiaba e adultos economicamente ativos, residentes na cidade de Picos – PI, dos sexos masculino e feminino, com idade entre 18 e 59 anos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob o número de registro 4.502.021. As análises estatísticas foram feitas utilizando-se o programa Stata versão 14.0.RESULTADOS: Dos 384 consumidores que participaram da pesquisa, destacaram-se em maior número (77,60%) os pertencentes a faixa etária de 18 a 24 anos, do sexo feminino (76,30), com renda de até 2 salários mínimos, solteiros e com nível de escolaridade de ensino superior incompleto. A intenção de compra do produto foi boa. Além disso, 62% dos indivíduos selecionaram, que a palavra que vem à mente ao pensar em uma geleia funcional feita com a casca da goiaba e sementes chia é “saudável”. Com relação a aceitabilidade do consumidor quanto a cor e aparência do produto o maior percentual de resposta foi para “gostei regularmente” (28,39%), seguido das opções “gostei muito”(18,75%) e “nem gostei e nem desgostei”(17,97%). CONCLUSÃO: O produto apresentou boa intenção de compra e uma aceitação regular, demonstrando que o mesmo tem potencial para inserção no mercado, uma vez que a percepção do consumidor é fundamental para avaliar a qualidade do produto e nortear modificações que serão necessárias.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
BICAS, T. C. Valorização de subprodutos agroindustriais: potencial utilização em indústrias alimentícias e de biotecnologia.2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
BONFÁ, L. J. O desperdício de frutas, verduras e legumes em supermercados. 2017. 43 f. Monografia (Bacharel em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília. 2017.
CHAGAS, I.M.B.; MARADINI FILHO, A.M.Análises físico-químicas e sensorias de geleia elaborada com polpa e casca de maracujá. In: CORDEIRO, C. A. M. (Org.) Tecnologia de Alimentos: tópicos físicos, químicos e biológicos. Guarujá: Científica, 2020.
DANIEL, B. I.; CHISLENI, C. P. Desenvolvimento de um produto alimentício com aproveitamento integral do alimento. Rev. Assoc. Bras. Nutrição, v. 7, n. 2, p. 43-49, 2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. 2010. Disponívelem:https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html.Acessoem:8set 2021.
LIMA-FILHO, D. O.; QUEVEDO-SILVA, F. Percepção do consumidor sobre produtos orgânicos. Rev. Bras. Marketing, v. 11, n. 1, 2012.
OLIVEIRA, E.N.A. et al. Desenvolvimento, caracterização e estabilidade de geleia tradicional de umbu-cajá. Rev. Bras. Frutic. v. 36, n. 3, p. 630-632, 2014.
SANTOS, G. E. O. Cálculo Amostral: calculadora on-line. Disponível em: http://www.calculoamostral.vai.la. Acesso em: 20 ago.2020.
VALDARES, P. L. O. et al. Desenvolvimento do iogurte grego com geleia de abacaxi: análise sensorial e intenção de consumo. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, 8., 2017, Gurupi. Anais da 8ª JICE – Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Palmas: Instituto Federal do Tocantins. 2017. p. 1-6.
VANDERLEI, D. R.; QUADROS, C. P.; SÁ, C. S. Geleia de bagaço de uva e chia proveniente da produção vinícola da região do submédio São Francisco.Braz. J. ofDevelop., v. 6, n. 1, p. 4247-4248,2020.