UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

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Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras
Nayara Machado Melo Ponto
Raiara Bezerra da Silva
Ariadina Anário dos Santos
Expedita Cíntia Araújo

Resumo

disciplina de anatomia humana, como o uso de softwares. Assim, os softwares educacionais são ferramentas as quais visam possibilitar ao professor a realização eficiente da sua prática pedagógica. OBJETIVO: Analisar a utilização de dois softwares 3D de anatomia, durante a disciplina de anatomia humana, baseados na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), proposta por Richard Mayer (2009). MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, observacional, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, proveniente das experiências durante a disciplina de anatomia humana, no período de março até junho de 2022, utilizando dois softwares 3D de anatomia humana. RESULTADOS: Como grande potencial dos dois softwares utilizados na experiência, citam-se: a manipulação virtual; a disponibilização das estruturas anatômicas em formato tridimensional; maior facilidade para os acadêmicos perceberem a forma e a localização dos órgãos pretendidos; aulas mais interessantes, atrativas, motivadoras e com maior atenção e participação dos acadêmicos. Em relação aos princípios da TCAM, os softwares atenderam aos objetivos básicos da teoria: (a) não sobrecarregando a capacidade cognitiva do acadêmico com
material estranho ou irrelevante; (b) deu destaque ao conteúdo essencial; e, (c) facilitou a associação de textos e imagens, favorecendo o processo gerador de conhecimento. CONCLUSÃO: O uso dos softwares 3D de anatomia humana, ajudou a complementar o conteúdo de anatomia humana, eliminando dúvidas, proporcionando aulas mais interessantes, com maior interação e, principalmente, não sobrecarregando a capacidade cognitiva desses alunos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Veras, K. da C. B. B., Ponto, N. M. M., da Silva, R. B., dos Santos, A. A., & Araújo, E. C. (2022). UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 200–205. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.200-205
Seção
Comunicação Oral
Biografia do Autor

Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nayara Machado Melo Ponto, Assistente Social. Graduada pelo Centro Universitário Inta - UNINTA

Assistente Social. Graduada pelo Centro Universitário Inta - UNINTA

Raiara Bezerra da Silva, Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade 05 de Julho - F5

Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade 05 de Julho - F5

Ariadina Anário dos Santos, Graduanda em Enfermagem pela Faculdade 05 de Julho - F5

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade 05 de Julho - F5

Expedita Cíntia Araújo, Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Inta - UNINTA

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Inta - UNINTA.

Referências

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