NOVEMBRO AZUL: PROMOVENDO SAÚDE SEXUAL PARA HOMENS ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens, demonstrando a necessidade de maior incentivo a adoção de medidas de prevenção. Frente a isso, a enfermagem tem papel importante, visto a sua presença nos mais diversos níveis de atenção, bem como seu escopo de atuação na educação em saúde. Dessa maneira, desenvolver ações que eduquem e conscientizem os homens quanto ao problema e como preveni-lo é fundamental. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandas de enfermagem durante o desenvolvimento de uma ação educativa sobre câncer de próstata durante a campanha do Novembro Azul em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). MÉTODOS: Estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, procedente de uma ação educativa sobre em Câncer de Próstata uma UBS, realizado por discentes do curso de enfermagem de uma Universidade Federal, durante estágio curricular da disciplina Internato de Comunidades, no mês de novembro de 2021. A intervenção foi realizada com dois pacientes, que tinham 70 e 79 anos e organizada em seis etapas. RESULTADOS: A ação educativa foi realizada com os pacientes que estavam na demanda da UBS esperando por atendimento. Os homens a partir de 40 anos foram convidados a ouvir a palestra, foi ministrada de forma individual, a fim de evitar aglomerações. A temática foi abordada através da explanação do panfleto didático construído pelas discentes, estruturado com imagens acerca da definição, sinais e sintomas, fatores de risco, diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Ao final da palestra, solicitou-se o PSA através do sistema de serviço de saúde, e orientou-se sobre como o exame é feito. Ambos os pacientes apresentaram um conhecimento prévio acerca do câncer de próstata e sobre o PSA. CONCLUSÃO: A realização da ação educativa propiciou às discentes, experiência na construção de material didático e planejamento de ações de prevenção.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ARNEMANN, C. T. et al. Educação em saúde e educação permanente: ações que integram o processo educativo da enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 32, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/24719. Acesso em: 05 ago. 2022.
CÂNCER de próstata. Brasília: Instituto Nacional do Câncer - INCA, c2022. Disponível em: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_modelos.htm. Acesso em: 07 set. 2022.
FITTIPALDI, A. L. M.; O’DWYER, G.; HENRIQUES, P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/t5MyrjCKp93sxZhmKTKDsbd/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2022.
SCHARER, K. et al. Evaluating written discharge instructions in a pediatric setting. Journal of Nursing Care Quality, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 63-71, 1990. Disponível em: https://europepmc.org/article/MED/2380327. Acesso em: 08 set. 2022.