LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: Por muito tempo os surdos foram excluídos do meio social e privados de comunicação direta e independente com a sociedade. Hoje ainda com resistência, a barreira da educação e humanização deu espaço para a surpreendente variedade linguística que inclui os surdos, mostrando suas capacidades humanas e superativas para o meio social. A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 e o Decreto n. º 5.626, de 22 de dezembro de 2005, reconhecem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, e configuram documentos que garantem os direitos aos surdos. OBJETIVO: Relatar experiência de estudantes do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS nos Laboratórios de Comunicação em Libras II e III. MÉTODOS: Os laboratórios possuem um cenário teórico-prático, com metodologias ativas. A condução dos laboratórios foi realizada por um docente surdo, que ministra suas aulas utilizando protocolos de práticas, atividades escritas, apresentações em slides, simulações de atendimento farmacêutico, vídeos e dinâmicas, utilizando a Libras. RESULTADOS: Nos laboratórios de Comunicação em Libras, o docente proporcionou aos estudantes seminários sobre temas dentro da área farmacêutica. Foram realizadas diversas atividades simulando a interação do farmacêutico com um paciente surdo. O farmacêutico deve usar artifícios para fazer o paciente entender com clareza as informações recebidas, isso inclui um atendimento direto prestando atenção olho a olho do mesmo e, ter paciência nas suas explicações. CONCLUSÃO: O conhecimento adquirido reforça a importância destes laboratórios nos cursos de graduação em saúde, proporcionando a atuação do profissional no mercado de trabalho atuando ativamente na promoção, prevenção e recuperação da saúde individual e coletiva com acessibilidade adequada à língua de sinais para comunidade surda, promovendo assim inclusão social.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Brasília, 22 dezembro de 2005, Seção 1, n. 246, p. 28-30.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais- Libras, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 25 de abril de 2002, Seção 1, p. 23.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2000. 44p.
COSTA, Luiza. et. al. O atendimento em saúde através do olhar da pessoa surda: avaliação e propostas. Rev Bras Clin Med, 2009;7:166-170.
NEVES, D. B.; Felipe, I. M. A.; NUNES, S. P. H. Atendimento aos surdos nos serviços de saúde: acessibilidade e obstáculos. Rev. Bras. Cienc. Farm., v 28(3), p 157-65, 2016.
SÁ, T. M. et. al. Saúde e as novas tecnologias no ensino de Libras: A elaboração de um vídeo ilustrativo anamnese de enfermagem. In: Jornada Científica e Tecnológica de Língua Brasileira de Sinais: produzindo conhecimento e integrando saberes, v 1., Universidade Federal Fluminense, 2017.
STROBEL, K. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC. 2009.