REPERCUSSÕES DA UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DAS TELAS NO NEURODESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Main Article Content

Vitória Araújo Gonçalves Ribeiro
Diego da Silva Menezes
Eliab Vasconcelos Rocha
Alex Sandro de Moura Grangeiro

Abstract

INTRODUÇÃO: O neurodesenvolvimento consiste em transformações complexas e são importantes no desenvolvimento de habilidades pessoais importantes, como a linguagem e a socialização. O uso excessivo e precoce das telas impactam negativamente nesse processo. OBJETIVO: Analisar as repercussões da utilização progressiva de dispositivos eletrônicos no
cotidiano infantil. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível na base de dados virtuais com artigos de revisão e estudos clínicos com critérios de inclusão para trabalhos com abordagem sistemática do tema em questão. RESULTADOS: O aumento do uso de telas tem sido associado a um funcionamento familiar mais precário e pior bem-estar parental, em que o uso desses aparelhos desloca a atenção da criança e promove melhor estado comportamental.
Além disso, há uma redução da interação entre pais e filhos, com diminuição da quantidade e da qualidade da linguagem. Outrossim, tais dispositivos no quarto estão associados a interrupção qualitativa do sono, dado a provocar inibição da melatonina, aumento da fadiga e da insônia. Ademais, crianças com TEA e TDAH tendem a ser expostas às mídias móveis em idade mais precoce e por maior período de tempo, de modo a torná-las mais vulneráveis aos efeitos negativos
sobre a linguagem, cognição e afetividade. Também evidenciou-se o impacto das telas no atraso de linguagem expressiva devido à menor exposição à estimulação verbal e à interação lúdica com os cuidadores. CONCLUSÃO: Os dispositivos móveis de maneira expressiva e precoce em crianças são potenciais causadores de disfunções no neurodesenvolvimento adequado. Dessa forma,
constata-se a necessidade de fornecer maior orientação aos pais com intuito de minimizar os riscos decorrentes de tais dispositivos.

Article Details

How to Cite
Ribeiro, V. A. G., Menezes, D. da S., Rocha, E. V., & Grangeiro, A. S. de M. (2022). REPERCUSSÕES DA UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DAS TELAS NO NEURODESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 559–564. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.559-564
Section
Pôster Interativo
Author Biographies

Vitória Araújo Gonçalves Ribeiro, Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Diego da Silva Menezes, Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Eliab Vasconcelos Rocha, Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Alex Sandro de Moura Grangeiro, Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba - UPBA

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba - UPBA.

References

VARADARAJAN, S., et al. Prevalence of excessive screen time and its association with developmental delay in children aged <5 years: A population-based cross-sectional study in India. PLoS One, [s. l.], v. 16, n. 7, 2021. DOI 10.1371/journal.pone.0254102. Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8259964/. Acesso em: 8 set. 2022.

HILL, M. M., et al. Screen Time in 36-month-olds at Increased Likelihood for ASD and ADHD. Infant Behav Dev., [s. l.], v. 61, p. 101484, 2020. DOI 10.1016/j.infbeh.2020.101484. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32871326/. Acesso em: 8 set. 2022.

LIN, J., et al. The Relationship Among Screen Use, Sleep, and Emotional/Behavioral Difficulties in Preschool Children with Neurodevelopmental Disorders. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, [s. l.], v. 40, n. 7, p. 519-529, 2019. DOI 10.1097/DBP.0000000000000683. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31107771/. Acesso em: 8 set. 2022.

KRUPA, M., et al. Relationship Between Screen Time and Mother-Child Reciprocal Interaction in Typically Developing Children and Children with Autism Spectrum Disorders. The Indian Journal of Pediatrics, [s. l.], v. 86, n. 4, p. 394, 2019. DOI 10.1007/s12098-018-02844-w. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30623314/. Acesso em: 8 set. 2022.

ERIC, O. The negative effects of new screens on the cognitive functions of young children require new recommendations. Italian Journal of Pediatrics, [s. l.], v. 6, n. 47, p. 223, 2021. DOI 10.1186/s13052-021-01174-6. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34742324/. Acesso em: 8 set. 2022.

HARLÉ, B. Intensive early screen exposure as a causal factor for symptoms of autistic spectrum disorder: The case for «Virtual autism». Trends in Neuroscience and Education, [s. l.], v. 17, p. 100119, 2019. DOI 10.1016/j.tine.2019.100119. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31685125/. Acesso em: 8 set. 2022.

CHONG, W. W., et al. Screen time of children with speech delay: a cross-sectional study in a tertiary center in Kuantan, Malaysia. Pediatrics International, [s. l.], v. 64, n. 1, 2022. DOI 10.1111/ped.15105. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35411977/. Acesso em: 8 set. 2022.

HEUVEL, M. V. D., et al. Mobile Media Device Use is Associated with Expressive Language Delay in 18-Month-Old Children. J Dev Behav Pediatr., [s. l.], v. 40, n. 2, p. 99-104, 2019. DOI 10.1097/DBP.0000000000000630. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30753173/. Acesso em: 8 set. 2022.

HEFFLER, K. F., et al. Association of Early-Life Social and Digital Media Experiences With Development of Autism Spectrum Disorder-Like Symptoms. JAMA Pediatrics, [s. l.], v. 174, n. 7, p. 690-696, 2020. DOI 10.1001/jamapediatrics.2020.0230. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32310265/. Acesso em: 8 set. 2022.