ABORDAGENS NO MANEJO DO PROCESSO DO LUTO PÓS PANDEMIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A doença causada pelo coronavírus (COVID-19) foi, e ainda tem causado grandes crises sob a visão epidemiológica, como também, psicológica. Nesse sentido, além das perdas devido ao avanço da doença, as dificuldades para realizações de rituais de despedida entre familiares, dificultaram a experiência do luto. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é sintetizar os conhecimentos já existentes sobre o processo de terminalidade, morte e luto e compará-los diante a presença da pandemia da COVID-19. MÉTODO: Por meio de revisão integrativa, foram reunidos artigos científicos e periódicos com enfoque nos termos “Luto” e “COVID-19” articulados por meio do operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão foram: textos completos, idioma português e pesquisa qualitativa. Para critérios de exclusão: artigos abordando causas da morte que não sejam em decorrência da COVID-19 e relatos de experiência da doença. RESULTADOS e DISCUSSÃO: O processo natural do luto tem um caminho a ser seguido, desde a aceitação da perda, até a adaptação do contexto social sem a presença do ente falecido e, com a pandemia, muitos limites foram impostos devido ao distanciamento social, adaptando o processo por outros meios. CONCLUSÃO: Considerando o agravo do estado de saúde pela perda de entes queridos, tanto a interferência no estado natural do luto, como a limitação de rituais imposta pela pandemia reforçam a necessidade de debater sobre o tema em ambientes apropriados, seja para a conscientização dos profissionais de saúde e da população quanto ao processo, seja para criar um novo olhar para a importância do padecimento.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ACIOLI, Deborah Moura Novaes et al. Impactos da pandemia de COVID-19 para a saúde de enfermeiros [Impacts of the COVID-19 pandemic on nurses’ health][Impactos de la pandemia
de COVID-19 en la salud de enfermeros]. Revista Enfermagem UERJ, v. 30, n. 1, p. 63904, 2022.
GIAMATTEY, Maria Eduarda Padilha et al. Rituais fúnebres na pandemia de COVID-19 e luto: possíveis reverberações. Escola Anna Nery, v. 26, 2021.
GUNDIM, Vivian Andrade et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, v. 35, 2021.
LUIZ, Thábata da Silva Cardoso et al. Caixa de memórias: sobre possibilidades de suporte ao luto em unidade de terapia intensiva durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 32, p. 479-480, 2020.
NABUCO, Guilherme; DE OLIVEIRA, Maria Helena Pereira Pires; AFONSO, Marcelo Pellizzaro Dias. O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental: qual é o papel da Atenção Primária à Saúde? Revista Brasileira de medicina de família e comunidade, v. 15, n. 42, p. 2532-2532, 2020.
OLEQUE Geisson et al. Aspectos do luto em familiares de mortos em decorrência da Covid-19. Rev. Bras. Psicoter.(Online), p. 121-133, 2021.
PERES, Rodrigo Sanches et al. Evidências de validade de uma versão brasileira da fear of covid-19 scale. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 3255-3264, 2021.
PERES, Rodrigo Sanches et al. Evidências de validade de uma versão brasileira da fear of covid-19 scale. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 3255-3264, 2021.
SANTOS, Cássia Gomes da Silveira et al. Palliative renal care and the covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Nephrology, v. 42, p. 44-46, 2020.
SILVA, Diego Furtado Lacerda Pereira da; PEREIRA, Jonaide Aparecida; MEDEIROS, Gilney Guerra de. As consequências da pandemia do coronavírus e o luto na enfermagem. REVISA (Online), p. 5-15, 2022.