AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DE DOMICÍLIOS COM CRIANÇAS MENORES DE CINCOS ANOS E SUA RELAÇÃO COM A DIARREIA INFANTIL
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A diarreia infantil é uma doença multifatorial influenciada por determinantes de ordem biológica, socioeconômica e ambiental, de modo que sua ocorrência também é influenciada pela exposição à enteropatógenos, podendo ser prevenida através da implementação de medidas básicas de higiene, como o acesso ao saneamento básico. OBJETIVO: Avaliar a influência de variáveis sanitárias de domicílios com crianças menores de cinco anos com a ocorrência de episódios de diarreia infantil. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo transversal, realizado em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde do estado do Ceará. Participaram do estudo mães de crianças menores de cinco anos, cadastradas e atendidas na referida Unidade. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de avaliação do perfil sociodemográfico, sanitário e de saúde da criança. A coleta de dados foi realizada de janeiro a abril de 2022. A análise dos dados foi realizada a partir de frequências absolutas e relativas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: Participaram do estudo 50 mães de crianças menores de cinco anos de idade. Destas, 80% afirmaram que os filhos apresentaram algum episódio de diarreia. Ademais, a maioria das participantes afirmou que possui coleta regular para destino do lixo do domicílio (96%), possui esgoto ligado à rede pública (94%), há maior quantidade de moscas no domicílio no período chuvoso (88%), existem torneiras no domicílio (100%) e havia sabão próximo às torneiras (96%). CONCLUSÃO: A realização do estudo contribuiu para a identificação de vulnerabilidades sociais e ambientais que acometem os indivíduos e a sua relação com os episódios de diarreia infantil, destacando a necessidade da realização de mais estudos que abordem sobre a temática, com a finalidade de embasar e possibilitar a elaboração de estratégias que possam reduzir os fatores de risco modificáveis, visando a promoção da saúde infantil.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
AGUIAR, K. C. G. et al. Fatores de risco para ocorrência de diarreia em crianças residentes na Ilha de Guaratiba (RJ). Saúde em Debate, v. 44, n. 1, p. 205-220, 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.
MARQUES, D. A. V. et al. Conhecer para prevenir: ações de promoção de saúde à criança com diarreia. Revista de Extensão da UPE, v. 5, n. 2, p. 39-46, 2020.
OLIVEIRA, R. K. L. et al. Influência de condições socioeconômicas e conhecimentos maternos na autoeficácia para prevenção da diarreia infantil. Escola Anna Nery, v. 21, 2017.
OLIVEIRA, B. S. B. et al. Condições sociais e condutas maternas na prevenção e manejo da diarreia infantil. Cogitare Enfermagem, v. 22, n. 4, 2017.
PEREIRA, J. R.; RODRIGUES, N. L. A.; BOUILLET, L. E. M. Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment. Rev Enferm UFPI, v. 8, n. 4, 2019.
SILVA, N. C.; CUNHA, W. C. Diarréia causada pelas moscas. Revista Unimar Ciências, v. 1, p. 1-15, 2021.