GELEIA FUNCIONAL UTILIZANDO A CASCA DA GOIABA (Psidium Guajava L.) E SEMENTES DE CHIA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

Main Article Content

Maria Clara Feijó de Figueiredo
João Matheus Ferreira do Nascimento
Ruthe de Carvalho Brito
Marcia Luiza dos Santos Beserra Pessoa
Joilane Alves Pereira Freire
Stella Regina Arcanjo Medeiros

Abstract

INTRODUÇÃO: No mercado brasileiro de frutas in natura é elevado o percentual de perdas, durante a colheita, processamento, transporte e casa do consumidor, alcançando elevados níveis de desperdício. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção e intenção de compra do consumidor, quanto a uma geleia funcional utilizando a casca da goiaba e sementes de chia. MÉTODOS: A pesquisa se trata de um estudo exploratório descritivo e qualiquantitativo. O público-alvo da pesquisa são consumidores em potencial de geleia, chia e da fruta goiaba e adultos economicamente ativos, residentes na cidade de Picos – PI, dos sexos masculino e feminino, com idade entre 18 e 59 anos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob o número de registro 4.502.021. As análises estatísticas foram feitas utilizando-se o programa Stata versão 14.0.RESULTADOS: Dos 384 consumidores que participaram da pesquisa, destacaram-se em maior número (77,60%) os pertencentes a faixa etária de 18 a 24 anos, do sexo feminino (76,30), com renda de até 2 salários mínimos, solteiros e com nível de escolaridade de ensino superior incompleto. A intenção de compra do produto foi boa. Além disso, 62% dos indivíduos selecionaram, que a palavra que vem à mente ao pensar em uma geleia funcional feita com a casca da goiaba e sementes chia é “saudável”. Com relação a aceitabilidade do consumidor quanto a cor e aparência do produto o maior percentual de resposta foi para “gostei regularmente” (28,39%), seguido das opções “gostei muito”(18,75%) e “nem gostei e nem desgostei”(17,97%). CONCLUSÃO: O produto apresentou boa intenção de compra e uma aceitação regular, demonstrando que o mesmo tem potencial para inserção no mercado, uma vez que a percepção do consumidor é fundamental para avaliar a qualidade do produto e nortear modificações que serão necessárias.

Article Details

How to Cite
de Figueiredo, M. C. F., do Nascimento, J. M. F., Brito, R. de C., Pessoa, M. L. dos S. B., Freire, J. A. P., & Medeiros, S. R. A. (2022). GELEIA FUNCIONAL UTILIZANDO A CASCA DA GOIABA (Psidium Guajava L.) E SEMENTES DE CHIA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 576–581. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.576-581
Section
Pôster Simples
Author Biographies

Maria Clara Feijó de Figueiredo, Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

João Matheus Ferreira do Nascimento, Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Ruthe de Carvalho Brito, Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Marcia Luiza dos Santos Beserra Pessoa, Mestra em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí

Mestra em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí

Joilane Alves Pereira Freire, Doutora em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia e Professora Adjunta de Nutrição da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutora em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia e Professora Adjunta de Nutrição da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Stella Regina Arcanjo Medeiros, Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia e Professora Associada de Nutrição da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia e Professora Associada de Nutrição da Universidade Federal do Piauí – UFPI

References

BICAS, T. C. Valorização de subprodutos agroindustriais: potencial utilização em indústrias alimentícias e de biotecnologia.2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.

BONFÁ, L. J. O desperdício de frutas, verduras e legumes em supermercados. 2017. 43 f. Monografia (Bacharel em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília. 2017.

CHAGAS, I.M.B.; MARADINI FILHO, A.M.Análises físico-químicas e sensorias de geleia elaborada com polpa e casca de maracujá. In: CORDEIRO, C. A. M. (Org.) Tecnologia de Alimentos: tópicos físicos, químicos e biológicos. Guarujá: Científica, 2020.

DANIEL, B. I.; CHISLENI, C. P. Desenvolvimento de um produto alimentício com aproveitamento integral do alimento. Rev. Assoc. Bras. Nutrição, v. 7, n. 2, p. 43-49, 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. 2010. Disponívelem:https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html.Acessoem:8set 2021.

LIMA-FILHO, D. O.; QUEVEDO-SILVA, F. Percepção do consumidor sobre produtos orgânicos. Rev. Bras. Marketing, v. 11, n. 1, 2012.

OLIVEIRA, E.N.A. et al. Desenvolvimento, caracterização e estabilidade de geleia tradicional de umbu-cajá. Rev. Bras. Frutic. v. 36, n. 3, p. 630-632, 2014.

SANTOS, G. E. O. Cálculo Amostral: calculadora on-line. Disponível em: http://www.calculoamostral.vai.la. Acesso em: 20 ago.2020.

VALDARES, P. L. O. et al. Desenvolvimento do iogurte grego com geleia de abacaxi: análise sensorial e intenção de consumo. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, 8., 2017, Gurupi. Anais da 8ª JICE – Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Palmas: Instituto Federal do Tocantins. 2017. p. 1-6.

VANDERLEI, D. R.; QUADROS, C. P.; SÁ, C. S. Geleia de bagaço de uva e chia proveniente da produção vinícola da região do submédio São Francisco.Braz. J. ofDevelop., v. 6, n. 1, p. 4247-4248,2020.