ATENDIMENTO AO PACIENTE COM PNEUMONIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A Pneumonia é uma infecção pulmonar caracterizado por um processo inflamatório agudo que acomete espaços aéreos, de qualquer natureza, principalmente causado por agentes infecciosos, sendo umas das doenças mais comum do trato respiratório que acometem indivíduos de baixa imunidade. OBJETIVO: Relatar experiência de prática da disciplina de Semiologia e Sociotécnica para Enfermagem, com foco na sistematização da assistência de enfermagem a um paciente com pneumonia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência pautado no modelo descrito por Duarte, Borges e Arruda (2011), a partir da vivência do acadêmico durante um estágio de enfermagem na unidade de Clínica Médica, do hospital de referência, em Picos-PI. RESULTADOS: Foi possível relatar a assistência da enfermagem na clínica médica, observar como é realizado o trabalho diário dos enfermeiros no hospital e como realizar o diagnóstico e as intervenções na prática. CONCLUSÃO: O enfermeiro como responsável pela equipe deve exercer ativamente o papel de cuidador, buscando formas que facilita o modo de cuidado de forma clara por sua equipe e que alcancem resultados positivos diante de cenários que exijam suas intervenções.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ALCÂNTARA, M. R. Teorias de enfermagem: a importância para a implementação da SAE. São Paulo: Portal Educação, 2012.
BARROS, A. L. B. L. de et al. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2016
GARCIA T. R.; NÓBREGA, M. M. L. Contribuição das teorias de enfermagem para a construção do conhecimento da área. Rev Bras Enferm, v. 57, p.228-32, 2004.
GEORGE, J. B. et al. Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PORTO, C. C. Semiologia médica 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019
TORTORA, G. J.; FUNKE B. R.; CASE C. L. Microbiologia 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.