USO DE TECNOLOGIAS LEVES NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS CRÔNICOS NÃO TRANSMISSÍVEIS COM ESTUDANTES

Main Article Content

Hadassa Dias Silva
Francisco Erivânio de Sousa Borges
Lorran Nogueira Gomes
Tátyla dos Santos Morais
Werbethe Atayanderson Nascimento da Silva

Abstract

INTRODUÇÃO: Para elevar os níveis de saúde da população é necessária a adoção de estratégias para a proteção da saúde infantil afim de prevenir a eclosão de doenças e agravos crônicos permeada pelo estabelecimento do vínculo entre criança, família, sociedade e profissionais de saúde, garantindo um ambiente facilitador à vida que favoreça o desenvolvimento integral do indivíduo. OBJETIVO: Descrever ação extensionista acerca da prevenção de doenças e agravos não transmissíveis com estudantes da rede pública de ensino. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência relacionado a realização de oficinas de educação em saúde para a prevenção de doenças e agravos crônicos com crianças e adolescentes em idade escolar. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os encontros obtiveram 20 participantes. Dentre os principais conteúdos abordados destacaram-se: as doenças cardiovasculares com enfoque na hipertensão arterial sistêmica (HAS), síndrome metabólica, diabetes mellitus tipo 2, fatores de risco para doenças e agravos crônicos não transmissíveis e mudanças no estilo de vida (MEV). CONCLUSÃO: As intervenções obtiveram resultados positivos a partir do estabelecimento do vínculo entre a equipe de acadêmicos e os participantes, possibilitando a compreensão da correlação existente entre hábitos de vida inadequados associados a predisposição genética, e o desenvolvimento de doenças crônicas.

Article Details

How to Cite
Silva, H. D., Borges, F. E. de S., Gomes, L. N., Morais, T. dos S., & da Silva, W. A. N. (2022). USO DE TECNOLOGIAS LEVES NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS CRÔNICOS NÃO TRANSMISSÍVEIS COM ESTUDANTES. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 449–553. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.449-553
Section
Pôster Interativo
Author Biographies

Hadassa Dias Silva, Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Francisco Erivânio de Sousa Borges, Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Lorran Nogueira Gomes, Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Tátyla dos Santos Morais, Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Werbethe Atayanderson Nascimento da Silva, Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

References

AYRES JRCM, et al. Risco, vulnerabilidade e práticas de prevenção e promoção da saúde. In: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumont Júnior M, Carvalho YM, organizadores. Tratado de saúde coletiva. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 2012; p. 375-417.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.395, de 7 de outubro de 2009. Institui a Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis e cria o Comitê Técnico-Consultivo para a sua implementação. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 out. 2009c.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. p. 131-152.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: MS; 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2021-2030. Brasília, DF: MS, 2021a.

MERHY, E. E., Onocko, R. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997.

MERHY, E. E., Onocko R, editores. Agir em saúde: um desafio para o público. 2ª ed. São Paulo: Hucitec; 2002. MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2ª ed. São Paulo: Hucitec; 2005.

Silva RC, Ferreira MA. Tecnologia no cuidado de enfermagem: uma análise a partir do marco conceitual da Enfermagem Fundamental. Rev Bras Enferm. 2014; 67(1):111-8.

PAIM, J. S. Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. p. 69-149.

PENELLO, L. M.; LUGARINHO, L. P. (Org.). Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: a contribuição da estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis à construção de uma política de atenção integral à saúde da criança. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World health statistics 2021: a visual summary. Geneva: WHO, 2021. Disponível em: https://www.who.int/data/stories/ world-health-statistics-2021-a-visual-summary. Acesso em: 22 ago. 2022.

Most read articles by the same author(s)