ATENDIMENTO DE TUBERCULOSE: CAMPOS ESPECÍFICOS PARA O REGISTRO NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO DO SISTEMA e-SUS APS
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões. A rede de Atenção Primária à Saúde (APS), por sua vez, apresenta relevância no controle desta doença utilizando o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do sistema e-SUS APS como ferramenta de registro dos atendimentos. OBJETIVO: Verificar se o PEC/e-SUS APS contempla campos específicos para o registro dos atendimentos de TB da rede de APS do município de Manaus, Amazonas. MÉTODO: vivência in loco, uma vez que o pesquisador compõe a equipe da Diretoria de Inteligência de Dados (DID) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA/Manaus) responsável pela gestão técnica do sistema de informação da rede de APS do município. RESULTADOS: Durante o processo de reconhecimento do PEC/e-SUS APS foi possível observar a disponibilização de códigos de Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) e Classificação Internacional de. Atenção Primária (CIAP2) para serem usados durante o atendimento de usuários com TB, porém não foi identificado nesta modalidade campos específicos e importantes para o registro do atendimento de TB. CONCLUSÃO: Constatou-se que o PEC do sistema e-SUS APS apresenta a ausência de campos específicos para atendimento da TB desfavorecendo, assim, a gestão do cuidado desses usuários na rede de APS do município de Manaus – AM.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
BRASIL. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico de Tuberculose. Brasília: Ministério da Saúde (Número Especial), 2021a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. e-SUS Atenção Primária à Saúde: Manual do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC – Versão 4.2. Brasília: Ministério da Saúde, 2021b. Disponível em: <https://cgiap-saps.github.io/Manual-eSUS-APS/>. Acesso em: 23 fev. 2022.
BRASIL. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Nota Técnica nº 14/2022-SAPS/MS. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na Atenção Primária à Saúde. Ministério da Saúde 17 fev 2022b.
BRASIL. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Nota Técnica nº 3/2022-SAPS/MS. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV. Ministério da Saúde 11 jul 2022a.
CALDAS, M. L.; CARDOSO FILHO, F. C. Desempenho e Importância da Atenção Básica na Prevenção e Controle da Tuberculose: Revisão de Literatura. Ensaios e Ciênc., v. 23, n. 2, p. 80-83, 2019.
FVS-AM. Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose e de mortalidade no país. Governo do Estado do Amazonas, Manaus, 24 mar 2021. Disponível em: <http://www.amazonas.am.gov.br/2021/03/amazonas-tem-a-maior-taxa-de-incidencia-de-tuberculose-e-de-mortalidade-no-pais/>. Acesso em: 03 ago. 2021.
SINAN. Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Tuberculose. Disponível em: <http://portalsinan.saude.gov.br/tuberculose>. Acesso em: 7 mar. 2022.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Ministério da Saúde. Qualidade de dados em registro de Atenção Primária à Saúde: curso para enfermeiros, médicos e odontólogos. Universidade Federal de Minas Gerais. Ministério da Saúde. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2020.