Autotransplante dentário uma abordagem multidisciplinar na reabilitação de dentes perdidos precocemente: relato de caso
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Abstract
Este relato de caso demonstra a possibilidade de reabilitação estético funcional, a curto prazo, em uma criança após perda do incisivo central superior esquerdo (dente 21). Uma menina de 9 anos de idade teve o dente 21 perdido devido a um processo de reabsorção radicular substitutiva, causado por um trauma. Devido ao desenvolvimento ósseo ativo, a reabilitação com implante ósseo integrado é contraindicada. Somado a isto, a necessidade de movimentação ortodôntica e a necessidade de restabelecer a estética de forma rápida, foi proposto como tratamento reabilitador o transplante autógeno. O autotransplante dentário consiste em um procedimento cirúrgico de transferência de um dente natural de um indivíduo para o alvéolo criado para tal fim, neste mesmo indivíduo. Após planejamento ortodôntico, foi selecionado o segundo pré molar inferior direito, dente 45, como doador. Para orientação do preparo do alvéolo receptor, confeccionou-se uma réplica 3D do dente doador. No ato cirúrgico foi realizado exodontia do remanescente dentário do elemento 21, ajuste
dimensional do alvéolo para comportar o transplante, exodontia do segundo molar decíduo (dente 85) para acesso ao dente 45 intraósseo e transposição do dente 45 para o novo sítio, realizou-se sutura, para estabilização do dente. Na proservação observou-se restabelecimento do ligamento periodontal, finalização do crescimento radicular e ausência de sintomatologias. Com 60 dias de pós cirúrgico o teste de sensibilidade ao frio foi positivo, com 90 dias realizou-se a reanatomização com resina composta e após 6 meses iniciou-se a movimentação ortodôntica. A obliteração total da câmara pulpar foi observada com 22 meses de pós cirúrgico. A ausência de sintomatologias clínica e de lesão perirradiculares, a possibilidade de reanatomização estética e a capacidade de movimentação ortodôntica, mostram a eficiência dos transplantes autógenos para repor dentes perdidos em crianças.
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