Tratamento de anquilose da articulação temporomandibular através de osteotomia vertical do ramo mandibular :um relato de caso
Main Article Content
Abstract
A anquilose temporomandibular é uma desordem caracterizada pela adesão fibrosa, fibro-óssea ou óssea das superfícies articulares da articulação temporomandibular (ATM), o que resulta na limitação da abertura bucal e pode causar dificuldades na higienização oral, mastigação, fala e comprometimento da via aérea superior. É mais prevalente em homens do que em mulheres, sendo comum na faixa etária entre 20 e 30 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade. Trauma e infecção são os principais fatores etiológicos, mas também pode estar associada a condições sistêmicas, como a Espondilite Anquilosante. A classificação de Sawhney divide a anquilose da ATM em quatro tipos, de acordo com o critério de adesão: Tipo I, que envolve uma fibroadesão, com o processo condilar da mandíbula visível, mas deformado; Tipo II, em que a parte medial do processo condilar está preservada, mas outras estruturas apresentam alterações; Tipo III, em que a massa anquilotica envolve o ramo mandibular e o arco zigomático; e Tipo IV, em que a ATM está completamente envolvida pela massa anquilotica, do ramo mandibular até a base do crânio. 2 O objetivo primário do tratamento da anquilose temporomandibular é restaurar a função e prevenir a recorrência da anquilose. Nesse contexto, descrevemos um caso de anquilose unilateral de ATM tratada com remoção do bloco anquilotico, osteotomia vertical do ramo mandibular ipsilateral e coronoidectomia bilateral, utilizando acessos intraorais e faciais (ridectomia), visando a recuperação da função mandibular e melhoria da qualidade de vida do paciente.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não se aplica.