Violência contra a mulher por parceiro íntimo: conhecimentos e condutas do cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família
Main Article Content
Abstract
Introdução: A violência por parceiro íntimo (VPI) é considerada a forma de violência mais prevalente contra as mulheres, estando, frequentemente, associada a desfechos fatais. O cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) ocupa uma posição privilegiada para diagnóstico e enfrentamento à violência contra a mulher por parceiro íntimo. Objetivo: Investigar os conhecimentos e as condutas dos cirurgiões-dentistas da ESF do município de Fortaleza, Ceará (CE) frente à mulher em situação de VPI. Método: Trata-se de um estudo de corte transversal, com a participação de 172 cirurgiões-dentistas da ESF de Fortaleza, CE que foi realizado nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) desse município e também virtualmente através da plataforma Google Forms. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e maio de 2022. Os dados coletados foram tabulados em planilhas e analisados no software estatístico IBM SPSS 26.0. Foi realizada a análise descritiva do perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa e dos conhecimentos e condutas dos cirurgiões-dentistas frente à violência contra a mulher por parceiro íntimo. O teste Qui-quadrado de Pearson foi utilizado para testar correlações entre as condutas dos cirurgiões-dentistas frente à violência contra a mulher por parceiro íntimo e as variáveis sociodemográficas da amostra pesquisada. Em todas as análises, foi adotado um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. Resultados: Os dados revelaram que a maioria dos cirurgiões dentistas da ESF de Fortaleza, CE desconhecem a ficha de notificação de violência, não tendo sido preparados na graduação ou treinados para atuar frente a mulher em situação de VPI.Conclusão: os achados do estudo sugerem a necessidade de capacitação dos cirurgiões-dentistas da ESF na condução de episódios de violência contra a mulher por parceiro íntimo, podendo contribuir, também, com a revisão dos fluxos existentes no âmbito da VPI, a fim de torna-los mais efetivos e resolutivos.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não se aplica.