AVALIAÇÃO COMPARACIONAL DE RESINAS COMPOSTAS INDICADAS PARA DENTES POSTERIORES QUANTO SUA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO: ESTUDO IN VITRO
Main Article Content
Abstract
Os materiais restauradores são indispensáveis para reabilitação de elementos dentários que sofreram perda de sua estrutura, contudo para a melhor efetividade e longevidade em seu uso, as informações referentes às suas propriedades mecânicas se fazem necessárias, destacando-se a resistência à compressão desses materiais. O objetivo deste estudo in vitro é avaliar de forma comparacional a resistência à compressão de resinas convencionais e resinas do tipo bulk-fill, indicadas para dentes posteriores. Para realização do estudo foram utilizados 7 tipos de compósitos, sendo 3 do tipo bulk-fill, 3 do tipo micro-híbrida e 1 grupo controle com resinas nanoparticuladas. Para confecção dos corpos de prova, foi utilizada uma matriz de acetato sobre uma placa de vidro, resultando em um número amostral 8 em espécimes cilíndricos para cada tipo de resina, com dimensões de 4mm de diâmetro e 8mm de altura seguindo os padrões de inserção e fotopolimerização indicados pelo fabricante. Todos os espécimes foram submetidos aos testes de resistência à compressão, realizados em uma máquina de ensaios universais (INSTRON 4022®). Os testes executados para a pesquisa foram o ANOVA e o teste de Tukey, para especificar a diferença de cada grupo em uma forma individual. Como resultado, as resinas compostas micro-hibridas obtiveram desempenho mecânico estatisticamente semelhante às resinas bulk-fill quando submetidas ao teste de compressão, exceto a resina composta Aura bulk-fill, que apresentou desempenho inferior quando comparado com os demais compósitos avaliados, o que pode ser justificado pela possível presença de fendas decorrentes de contração de polimerização e presença de monômeros residuais não polimerizados. De acordo com os achados no referido estudo, outros testes mecânicos devem ser realizados para avaliar a efetividade dos compósitos em seus demais aspectos.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não aplicável