Alergia a frutos do mar e sua correlação com a síndrome de boerhavee

Conteúdo do artigo principal

Allyson Ryann José da Silva Queiroz
Yanni Flores Alencar
Orisman Martins de Souza Rocha Filho
Matheus Henrique de Medeiros Lessa
Christian Rodrigues Sequeiros Peña

Resumo

Introdução: A Síndrome de Boerhaave também conhecida como perfuração esofágica espontânea, caracteriza-se por casos de vômitos incoercíveis e contrações diafragmáticas, que encontram a glote e o piloro fechados, associado a peristaltismo exacerbado, provocando aumento da pressão intra esofágica, e por fim uma rotura transmural. Objetivo: Dissertar a respeito da alergia a frutos do mar como uma das causas de síndrome de Boerhaave. Relato de caso: Um homem de 39 anos, dá entrada em um PS do hospital UNIMED, Porto Velho - RO no dia 10/09/2020, apresentando vômitos incontroláveis após ingestão de frutos do mar na cidade de Fortaleza - CE, no dia 06/10/2020, na qual procurou uma UPA, sendo medicado e orientado a realizar exames, porém decidiu retornar para seu estado. Na admissão da UNIMED, estava pálido; taquicárdico; taquipneico com creptos na palpação do hemitórax direito. Realizou TC de tórax e abdome, evidenciando derrame pleural bilateral e pneumoperitônio, bem como restos alimentares em região mediastinal, sendo encaminhado ao centro cirúrgico imediatamente onde realizou endoscopia digestiva alta (EDA), com uso de clipes endoscópicos, além da drenagem torácica; e por último uma laparoscopia com intensa lavagem dos resíduos alimentares. Discussão: A Síndrome de Boerhaave(SB), caracteriza-se pela incidência rara, com sintomatologia diversa, e normalmente de extenso lapso temporal para o diagnóstico. Diante disso, o presente relato de caso, apresenta rara associação entre alergia à frutos do mar e síndrome de boerhaave, que neste caso obteve uma resolução satisfatória, apesar do tempo de diagnóstico e tratamento.  Conclusão: Conclui-se que o relato de caso se faz de suma importância haja vista que muitas vezes a síndrome de Boerhaave tem sido subdiagnosticada, ou confundida com outros diagnósticos diferenciais (IAM, úlcera perfurada), o que leva ao atraso no diagnóstico e tratamento, por conseguinte aumentando as altas taxas de mortalidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Queiroz, A. R. J. da S., Alencar, Y. F. ., Rocha Filho, O. M. de S. ., Lessa, M. H. de M., & Peña, C. R. S. . (2022). Alergia a frutos do mar e sua correlação com a síndrome de boerhavee. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.5), 16. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.5.16
Seção
Pôster Simples
Biografia do Autor

Allyson Ryann José da Silva Queiroz, Discente de Medicina do Centro Universitário São Lucas – São Lucas

Discente de Medicina do Centro Universitário São Lucas – São Lucas

Yanni Flores Alencar, Discente de Medicina do Centro Universitário São Lucas – São Lucas

Discente de Medicina do Centro Universitário São Lucas – São Lucas

Orisman Martins de Souza Rocha Filho, Discente de Medicina do Centro Universitário São Lucas – São Lucas

Discente de Medicina do Centro Universitário São Lucas – São Lucas

Matheus Henrique de Medeiros Lessa, Discente de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Discente de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Christian Rodrigues Sequeiros Peña, Médico gastroenterologista no Hospital Unimed/RO

Médico gastroenterologista no Hospital Unimed/RO 

Referências

DE MATTOS CARVALHO, Marcelo; AZEVEDO, Alexandre Edson. Perfuração de esôfago: A importância do diagnóstico precoce e relato de caso da síndrome de Boerhaave. Revista Rede de cuidados em saúde, v. 11, n. 2, 2017.

DE AZEVEDO FILHO, Tarcísio Versiani et al. Síndrome de Boerhaave: um relato de caso e suas considerações diagnósticas e terapêuticas. Rev Med Minas Gerais, v. 19, n. 2 Supl 3, p. S75-S78, 2009.

FIRME, Camila Maria Nascimento et al. Tratamento conservador na síndrome de Boerhaave: relato de caso. Revista de Medicina, v. 97, n. 5, p. 509-514, 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)