ENGAJAMENTO SOCIAL E O USO DA REDE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A internet vem assumindo importante papel na vida dos seres humanos, e assim a expansão do seu uso está evidenciada no dia a dia da sociedade. Usamos nossos smartphones para praticamente tudo, inclusive para acesso ao banco, pagamento de contas, compras virtuais, leituras diversas, acompanhamento de notícias em tempo real e entretenimento variados, além de outros. Diante do exposto a enfermagem pode agarrar-se a esta poderosa ponte de comunicação para disseminação de conhecimentos relevantes aos seus pares bem como a diversas pessoas a quem possa interessar a informação. OBJETIVO:O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento virtual sobre uso de redes sociais no âmbito da enfermagem como ferramenta de ensino e aprendizagem em uma rede social comumente utilizada nos dias atuais. MÉTODOS: Foi realizado levantamento na rede social Instagram para busca de páginas que tratassem de temas relevantes ao ensino e aprendizagem da enfermagem usando como descritor a palavra enfermagem e elencado as páginas que apresentaram conteúdo científico relevante a profissão. RESULTADOS: De acordo com o levantamento realizado sessenta e uma páginas foram localizadas pelo descritor sugerido, dentre elas trinta e duas apresentavam temas relevantes de ensino e aprendizagem. CONCLUSÃO: Diante do presente levantamento podemos observar que as páginas vinculadas ao título “enfermagem” ainda se encontram bem escarças e ficam mais escarças quando vinculadas a temas relevantes de ensino que possam ajudar aos participantes da página com seu engrandecimento profissional. Assim, finalizamos dizendo que acreditamos na capacidade da enfermagem na criação de conteúdos oportunos e confiáveis para a internet e confiamos no seu potencial criativo de trazer informação segura faz-se necessário o empoderamento deste território de desbravamento das redes cada dia mais.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ANDRADE D. M.C.; LEAL H. M. S. Análise de redes sociais: uma proposta metodológica para a pesquisa em saúde e na enfermagem. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, nov/dez n.23(6), p.852-5. 2015. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/14861. Acesso em: 25 de ago de 2022.
AZEVEDO, A. V. S ; SILVA, M. A ; REIS, T. C. M. Promoção da saúde no contexto das redes sociais significativas. Nova perspect. sist., São Paulo, v. 28, n. 63, p. 55-66. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010478412019000100005&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 09 set de 2022.
JUNQUEIRA, L. A. P.; CAMPOS, M. do A.; SILVA, M. de F.; BARBOSA, R. P. Redes sociais e relações de poder na enfermagem: estudo de caso em um hospital municipal. Revista Da Faculdade De Ciências Médicas De Sorocaba, n.17(3), p.148–158, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24413. Acesso em: 25 de ago de 2022.