SAÚDE MENTALDE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DURANTE E DEPOIS DO ISOLAMENTO SOCIAL

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Eliany Nazaré Oliveira
Emília do Nascimento Silva
Caio San Rodrigues
Ravena Silva do Nascimento
Gleisson Ferreira Lima
João Breno Cavalcante Costa

Abstract

INTRODUÇÃO: Durante a pandemia, todas as instituições de ensino superior decidiram suspender as aulas presenciais e evacuar os alunos em resposta às crescentes preocupações em torno do COVID-19. Para alguns especialistas da área de saúde mental, essa ação pode levar a consequências psicológicas negativas entre estes estudantes. OBJETIVO: Analisar a saúde mental de estudantes do ensino superior do Ceará, durante e depois do isolamento social. MÉTODOS: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem transversal, realizado em dois momentos: junho a setembro de 2020 e janeiro a março de 2022 com participação de 427 estudantes do ensino superior do Ceará. O instrumento utilizado foi o Inventário de Saúde Mental - MHI-38. Para analisar os dados utilizou-se a estatística descritiva simples e o Teste t para amostras emparelhadas, ou seja, para comparar os dois momentos, durante o isolamento social e depois. RESULTADOS: O valor do score global do Inventário de Saúde Mental - MHI-38 foi maior para o período depois do isolamento social 49,2. Durante o isolamento social o valor foi 47,5, o que significa que a saúde mental durante o isolamento social foi afetada e diminuída. A interpretação das médias significa que a escala MIH-38 mede o estado global de saúde mental, deste modo, a pontuações mais elevadas corresponde mais saúde mental menos ansiedade, depressão e perda de controlo emocional, e mais afeto positivo e laços emocionais. CONCLUSÃO: A saúde mental dos estudantes do ensino superior do Ceará foi afetada, mas ao comparar o período do isolamento social com o período depois, ficou evidenciado que existiu maior prejuízos na saúde mental durante a fase mais difícil da pandemia, com a determinação as restrições e suspensão das aulas.

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How to Cite
Oliveira, E. N., Silva, E. do N., Rodrigues, C. S., do Nascimento, R. S. ., Lima, G. F., & Costa, J. B. C. (2022). SAÚDE MENTALDE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DURANTE E DEPOIS DO ISOLAMENTO SOCIAL. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 661–667. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.661-667
Section
Pôster Simples
Author Biographies

Eliany Nazaré Oliveira, Docente do Curso de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Docente do Curso de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Emília do Nascimento Silva, Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Caio San Rodrigues, Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Ravena Silva do Nascimento, Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Gleisson Ferreira Lima, Pós-graduando pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pela Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia

Pós-graduando pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pela Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia

João Breno Cavalcante Costa, Pós-graduando pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará.

Pós-graduando pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará.

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