SAÚDE MENTALDE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DURANTE E DEPOIS DO ISOLAMENTO SOCIAL
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Abstract
INTRODUÇÃO: Durante a pandemia, todas as instituições de ensino superior decidiram suspender as aulas presenciais e evacuar os alunos em resposta às crescentes preocupações em torno do COVID-19. Para alguns especialistas da área de saúde mental, essa ação pode levar a consequências psicológicas negativas entre estes estudantes. OBJETIVO: Analisar a saúde mental de estudantes do ensino superior do Ceará, durante e depois do isolamento social. MÉTODOS: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem transversal, realizado em dois momentos: junho a setembro de 2020 e janeiro a março de 2022 com participação de 427 estudantes do ensino superior do Ceará. O instrumento utilizado foi o Inventário de Saúde Mental - MHI-38. Para analisar os dados utilizou-se a estatística descritiva simples e o Teste t para amostras emparelhadas, ou seja, para comparar os dois momentos, durante o isolamento social e depois. RESULTADOS: O valor do score global do Inventário de Saúde Mental - MHI-38 foi maior para o período depois do isolamento social 49,2. Durante o isolamento social o valor foi 47,5, o que significa que a saúde mental durante o isolamento social foi afetada e diminuída. A interpretação das médias significa que a escala MIH-38 mede o estado global de saúde mental, deste modo, a pontuações mais elevadas corresponde mais saúde mental menos ansiedade, depressão e perda de controlo emocional, e mais afeto positivo e laços emocionais. CONCLUSÃO: A saúde mental dos estudantes do ensino superior do Ceará foi afetada, mas ao comparar o período do isolamento social com o período depois, ficou evidenciado que existiu maior prejuízos na saúde mental durante a fase mais difícil da pandemia, com a determinação as restrições e suspensão das aulas.
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