CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL E SERIOUS GAMES PARA A SAÚDE DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: As pessoas com deficiência são aquelas que têm obstáculos a longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras se encontram impedidas de realizar alguma função. As tecnologias em Realidade Virtual (RV) fazem com que o usuário seja completamente imerso em um ambiente sintético. Enquanto está imerso, o usuário interage com uma realidade virtual que proporciona uma nova experiência. OBJETIVO: Analisar pesquisas realizadas na literatura que abordassem as contribuições da realidade virtual e serious games para a saúde das pessoas com deficiência. MÉTODOS: Para o estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica a partir de artigos científicos relacionados à temática explorada. RESULTADOS: Sendo assim, esses jogos ajudam na circulação e movimentação dos músculos, o que é algo essencial por exemplo para os deficientes físicos, pois, se não houver algum tipo de movimento, os atos mais superficiais podem se tornar dolorosos para aqueles que não praticam algum tipo de atividade física. CONCLUSÃO: Percebe-se que os jogos trazem contribuições significativas para a inclusão social do indivíduo e também para a reabilitação, uma vez que traz benefícios para o usuário.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
DE OLIVEIRA, Wanderlin Costa et al. Serious game para conscientização social no contexto de mobilidade e acessibilidade urbana. In: Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, SBGAMES. 2017. DIAS, Junio Araujo. O impacto da prática de jogos eletrônicos na saúde dos adolescentes. 2020. DUARTE, Paulo Henrique Meira et al. A realidade virtual como instrumento de apoio à conduta fisioterapêutica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 7, n. 2, 2018.
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003. FERNANDES, Flávia Gonçalves; CARDOSO, Alexandre; DE AQUINO LOPES, Renato. O USO DO DISPOSITIVO VESTÍVEL MYO EM JOGOS PARA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NOS MEMBROS SUPERIORES. Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde-ISSN: 2236-1103, 2017. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2015. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estima- OLIVEIRA, L. C. et al. SERIOUS GAME PARA REABILITAÇÃO DE CADEIRANTES UTILIZANDO KINECT E REALIDADE VIRTUAL. IX Simpósio de Engenharia Biomédica – SEB 2016. SANITA, Gustavo Santos; DA SILVA NITOLO, Gabriella; DOMINGUES, Delmar Galisi. Representatividade e Protagonismo de Portadores da Distrofia Muscular de Duchenne em Jogos Eletrônicos Lúdicos. Workshop Games and Diversity. SBC – Proceedings of SBGames 2020.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino á Distância da UFSC, 2001.