DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR

Main Article Content

Alice Silva Mendes
Francisca Roosllane Lima Rocha
Janaína de Almeida Prado
Veruska de Oliveira Viana
Antônia Natália Fontenele de Sousa

Abstract

INTRODUÇÃO: Entende-se por cultura de segurança do paciente como o conjunto de valores e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão em saúde e a segurança da assistência ao paciente, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade do crescimento coletivo diante das falhas, permitindo que os eventos adversos sejam evitados. OBJETIVO: Conhecer os desafios para a consolidação da cultura de segurança do paciente no ambiente hospitalar à luz da literatura. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura. Realizado no ano de 2021, através da Biblioteca Virtual em Saúde. Após filtragem, apenas 06 artigos foram selecionados para leitura minuciosa e fichamento. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Portal de Periódicos CAPES/MEC e o Banco de Dados de Enfermagem (BDENF). RESULTADOS: Os principais desafios encontrados na literatura estão relacionados aos aspectos institucionais, no que diz respeito à gestão hospitalar; a
infraestrutura do ambiente de trabalho; o dimensionamento inadequado dos profissionais, que causa a sobrecarga de trabalho; a baixa remuneração e a escassez de estratégias de educação permanente. Também se destacaram os aspectos subjetivos, como a desmotivação ou desinteresse por parte da equipe multiprofissional na temática da segurança do paciente; desconhecimento do que seriam os eventos adversos e como preveni-los, além da subutilização dos protocolos vigentes.
CONCLUSÃO: Portanto, surge a necessidade do desenvolvimento de estratégias que busquem a melhoria da assistência no ambiente hospitalar além da melhoria estrutural-organizacional dos
setores hospitalares, para que haja a maior redução possível dos riscos à saúde do paciente,
juntamente com o estresse ocupacional que prejudica o cotidiano dos profissionais atuantes. Dessa
forma, o cuidado em saúde será livre de danos e a qualidade na assistência ao paciente será
perceptível.

Article Details

How to Cite
Mendes, A. S., Rocha, F. R. L., Prado, J. de A., Viana, V. de O., & de Sousa, A. N. F. (2022). DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 288–292. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.288-292
Section
Pôster Interativo
Author Biographies

Alice Silva Mendes, Faculdade ViaSapiens

Faculdade ViaSapiens

Francisca Roosllane Lima Rocha, Faculdade ViaSapiens

Faculdade ViaSapiens

Janaína de Almeida Prado, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Veruska de Oliveira Viana, Faculdade UNINASSAU-Parnaíba

Faculdade UNINASSAU-Parnaíba

Antônia Natália Fontenele de Sousa, Faculdade ViaSapiens

Faculdade ViaSapiens

References

ALSALEM, G; BOWIE, P; MORRISON, J. Assessing safety climate in acute hospital settings: a systematic review of the adequacy of the psychometric properties of survey measurement tools. BMC Health Serv Res, Califórnia, v. 18, n, 4, p. 353-358, 2018.

CAVALCANTE, E. F. O. et al. Implementação dos núcleos de segurança do paciente e as infecções relacionadas à assistência à saúde. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 40, p. 306-3013, 2019.

COSTA, A. C. L. et al. Percepção da enfermagem quanto aos desafios e estratégias no contexto da segurança do paciente pediátrico. REME • Rev Min Enferm, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 1338-1345, 2020.

CUNHA, S. G. S. et al. Implementação de núcleo de segurança do paciente em unidade de pronto atendimento: perspectivas dos enfermeiros. Rev baiana enferm, Salvador, v. 34, n. 5, p. 253-260, 2020.

KOLANKIEWICZA, A. C. B. et al. Cultura de segurança do paciente na perspectiva de todos os trabalhadores de um hospital geral. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 41, p. 177-182, 2020.

MELO, E. et al. Cultura de segurança do paciente segundo profissionais de enfermagem de um hospital acreditado. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 41, p. 288-295, 2020.

NETO, M. L. Implantação dos núcleos de segurança do paciente em hospitais universitários: uma análise à luz da ergologia. 2018. 265 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.

PINTO, A. A. M.; SANTOS, F. T. Segurança do paciente: concepção e implantação da cultura de qualidade. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9796-9809, 2020.

ROCHA, R. C. et al. Cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos: perspectivas da enfermagem. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 55, n. 1, p. 1-11, 2021.

SIMAN, A. G. et al. Desafios da prática na segurança do paciente. Rev Bras Enferm., Brasília, v. 72, n. 6, p. 1581-1588, 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

Most read articles by the same author(s)