INFLUÊNCIA DO PERFIL DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR NA PESQUISA DE MERCADO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INFANTIS SAUDÁVEIS

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Érica Maria Gomes Vidal
Maria Jéssica de Almeida Souza
Bruna Yhang da Costa Silva
Virna Luiza de Farias

Abstract

INTRODUÇÃO: O processo de introdução alimentar (IA) infantil consiste na fase em que outros alimentos passam a ser incorporados na alimentação das crianças de forma complementar ao leite materno. Já neste momento é essencial priorizar alimentos in natura, variados e nutritivos, em virtude do acelerado crescimento e desenvolvimento. OBJETIVO: Avaliar o nível de interesse dos responsáveis por crianças do estado do Ceará, em idade de IA, por um novo produto alimentício saudável, pronto para o consumo, elaborado com matérias-primas regionais, e correlacionar com o tipo de abordagem de IA adotada, renda e grau de escolaridade. MÉTODOS: Foi disponibilizado um questionário por meio de um formulário eletrônico direcionado a responsáveis por crianças de até três anos de idade, residentes no Ceará, contendo perguntas acerca do período de IA das crianças, além do interesse de compra por novos produtos alimentícios pelos responsáveis. Os resultados de 145 respostas válidas foram expressos em frequência absoluta e percentual dos dados. RESULTADOS: A maioria dos participantes da pesquisa marcou como abordagens usuais da IA a tradicional e a participativa. Não houve uma correlação direta entre o tipo de abordagem da IA e o interesse pelas formulações, sendo os maiores percentuais de respostas semelhantes nas opções “muito interesse” e “pouco interesse” (variação de 14,48 a 20,00%), independentemente do tipo de abordagem. A formulação de sabor carne revelou-se mais atrativa, pois 43,45% dos participantes responderam ter “muito interesse” pelo produto. A maioria dos participantes que demonstraram “muito interesse” pelas três formulações, possuía pós-graduação completa. CONCLUSÃO: O novo produto alimentício infantil, elaborado com matérias-primas regionais, possuiria maior potencial mercadológico entre consumidores que optam pelas abordagens tradicional e participativa de IA infantil, bem como para indivíduos que possuem maior grau de escolaridade.

Article Details

How to Cite
Vidal, Érica M. G., Souza, M. J. de A., Silva, B. Y. da C. ., & de Farias, V. L. (2022). INFLUÊNCIA DO PERFIL DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR NA PESQUISA DE MERCADO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INFANTIS SAUDÁVEIS. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 194–199. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.194-199
Section
Comunicação Oral
Author Biographies

Érica Maria Gomes Vidal, Graduanda em Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Graduanda em Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Maria Jéssica de Almeida Souza, Graduada em Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Graduada em Bacharelado em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Bruna Yhang da Costa Silva, Docente do curso de Bacharelado em Nutrição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Docente do curso de Bacharelado em Nutrição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Virna Luiza de Farias, Docente do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

Docente do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte

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