CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE SOFTWARE BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Maria Jocelane Nascimento da Silva
Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga
Antonio Marcos de Souza Soares
João Gabriel Bezerra Leite
Antonio Carlos da Silva Barros
Emanuella Silva Joventino Melo

Abstract

INTRODUÇÃO: as cardiopatias congênitas atingem um número significativo de crianças no Brasil e no mundo. Neste contexto, vários sentimentos afligem os pais frente ao diagnóstico de cardiopatia congênita, assim como da possibilidade de serem necessárias cirurgias. Logo, os profissionais de saúde e de enfermagem devem promover junto aos familiares orientações sobre o manejo da condição clínica e do tratamento que será realizado para a compreensão da doença pelos cuidadores, as quais podem ser realizadas com auxílio de tecnologias educativas, como softwares baseados em realidade virtual. OBJETIVO: relatar a experiência de construção de um protótipo de software baseado em realidade virtual voltado para crianças com cardiopatias congênitas. MÉTODOS: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a construção de uma tecnologia educativa que consistirá em um software baseado em realidade virtual. Para o desenvolvimento da tecnologia optou-se por seguir cinco etapas, sendo elas: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sob o parecer 5.200.452. RESULTADOS: o desenvolvimento do software está sendo uma experiência nova e desafiadora para a mestranda. No momento está sendo realizada a fase de desenvolvimento do software, a qual está sendo finalizada a construção do protótipo. Estão sendo produzidos curtos vídeos associados a pequenos áudios gravados em estúdio sobre as diferentes cardiopatias para serem inseridos na versão final do software. CONCLUSÃO: a construção do software tem sido uma experiência desafiadora, mas rica em novos aprendizados e gratificante, pois acredita-se que a criação desta tecnologia educativa irá contribuir na prática dos enfermeiros, auxiliando nas orientações sobre as cardiopatias congênitas e melhorando a compreensão dos pais e cuidadores sobre a condição clínica da criança.

Article Details

How to Cite
da Silva, M. J. N., Braga, H. F. G. M., Soares, A. M. de S., Leite, J. G. B., Barros, A. C. da S., & Melo, E. S. J. (2022). CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE SOFTWARE BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 142–147. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.142-147
Section
Comunicação Oral
Author Biographies

Maria Jocelane Nascimento da Silva, Mestrandas em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestrandas em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga, Mestrandas em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestrandas em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Antonio Marcos de Souza Soares, Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

João Gabriel Bezerra Leite, Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Antonio Carlos da Silva Barros, Docente do curso de Engenharia da Computação pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Docente do curso de Engenharia da Computação pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Emanuella Silva Joventino Melo, Docente do curso de Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Docente do curso de Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

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